24 receitas de comida de festa junina saudáveis

Não tem quem não adore os pratos típicos de festa junina, o cardápio é bem variado e embora existam várias opções de comidas salgadas de festa junina, os doces de festa junina são o grande destaque.

A Festa Junina, é umas das festas mais esperadas no ano assim como as comidas típicas. Confira como comer de forma seletiva e alternativa nesta época.

Comidas de Festa Junina

Os principais ingredientes das comidas de festa junina são amendoim, milho, abóbora, pinhão, mandioca e coco, alimentos ricos em nutrientes, que podem dar origem a preparações bem saudáveis, desde que a escolha dos ingredientes seja certa.

Com o milho são preparadas algumas receitas típicas, como:

  • Pipoca
  • Canjica
  • Pamonha
  • Curau
  • Bolo De Milho
  • Bolo De Fubá
  • Broa
  • Cuscuz

O amendoim também é um dos queridinhos nas preparações, como na paçoca, pé de moleque e doce de amendoim.

Além disso, existem outras iguarias servida, como: maçã do amor, vinho quente, quentão e arroz doce

Festa Junina Saudável

Com a modernização, foram inseridas várias preparações que hoje são consideradas peculiares na Festa Junina e isto também se dá com a inserção da alimentação saudável, no qual vem ganhando espaço.

Fizemos uma seleção de receitas juninas com opções sem lactose, sem glúten, adoçadas com substitutos do açúcar refinado, muito mais saudáveis como o açúcar mascavo ou açúcar de coco, e ainda, adoçantes naturais como a estévia e o xilitol.

Nesta seleção, você encontra comidas juninas com ingredientes funcionais como o hibisco e a biomassa de banana verde, que trazem muitos benefícios à saúde. E ainda, quem busca por uma festa junina vegana, muitas das receitas não contêm ingredientes de origem animal.

Nem toda comida típica de festa junina engorda e faz mal para a saúde, confira nossa lista de comidas para festa junina e veja como fazer uma versão saudável. São diversas opções de receitas de bolos de festa junina, outros doces, salgados e bebidas.

Aprenda a fazer as comidas típicas de festa junina

 Aprenda a fazer os pratos típicos de festa junina em uma versão mais saudável e se delicie. As receitas para festa junina são fáceis de preparar e podem ser consumidas o ano todo.

Vinho quente

Receita de vinho quente

Aproveite os benefícios do vinho, com essa deliciosa receita de vinho quente com açúcar mascavo, frutas e especiarias. Vegano (se o vinho for vegano, o processo de clarificação do vinho pode ser feito com substâncias de origem animal).

Vinho quente
Pamonha

Receita de pamonha fit

Pamonha saudável e deliciosa, com o sabor característico do milho. Não contém leite de vaca e é adoçada com açúcares mais saudáveis do que o açúcar branco. Vegana e sem lactose.
Pamonha
Curau

Curau funcional de forno

Com biomassa de banana verde e açúcar de coco esse curau funcional, além de ser mais saudável também é mais fácil de preparar, já que é só bater no liquidificador e assar. Sem lactose.

Curau
Suco de milho

Suco de milho funcional

Esta receita de suco de milho vegano é feita com inhame e biomassa de banana verde, que substituem o leite de vaca ou leite condensado e trazem diversos benefícios ao organismo. E ainda, é adoçado com xilitol ou açúcar de coco, considerada as melhores opções para substituir o açúcar.
Suco de milho
Quinoa doce

Receita de quinoa doce

Baseada em uma das receitas mais tradicionais de festa junina, a quinoa doce é similar ao arroz doce, mas conta com todos os benefícios da quinoa, um super alimento, que é comparado até mesmo ao leite materno.
Quinoa doce
Canjica

Receita saudável de canjica

Esta receita de canjica light é tão gostosa quanto a versão tradicional, pois é feita com leite de coco e biomassa de banana verde, um super alimento rico em fibras.
Canjica
Bolo de fubá

Bolo de fubá

Este bolo de fubá com coco é feito com óleo de coco e coco ralado, além de açúcar demerara, um tipo de açúcar da cana que é menos refinado. Não contém glúten, nem lactose.
Bolo de fubá
Arroz doce

Receita de arroz doce funcional

Esta receita de arroz doce funcional não leva leite condensando, mas ainda assim, é muito cremoso e saboroso. É preparado com arroz cateto e biomassa de banana verde, que tem sabor neutro, mas deixa a receita bem cremosa e muito mais saudável.
Arroz doce
Bolo de mandioca

Bolo de mandioca funcional

Bolo de mandioca saudável feito com óleo de coco e açúcar de coco, não contém glúten, nem lactose.
Bolo de mandioca
Fubá de caneca

Receita de bolo de fubá de caneca

Bateu uma vontade de comer uma receita típica de festa junina, mas não tem tempo para preparar? Faça esta receita de bolo de fubá (saudável, é claro) no micro-ondas, fica pronta em menos de 5 minutos.
Fubá de caneca
Tapioca

Receita de tapioca doce com ricota e mel

Deliciosa receita de tapioca recheada com ricota e mel, tem adição de sementes de chia para tornar a preparação mais saudável, já que diminui o índice glicêmico da tapioca, que sozinho é alto, ou seja, o carboidrato é absorvido rapidamente.
Tapioca
Bolo de tapioca

Receita de bolo de tapioca salgado

Este bolo salgado é preparado com a farinha de tapioca, que não contém glúten e deixa as preparações muito gostosas.
Bolo de tapioca
Bolo de tapioca cremoso

Bolo de tapioca cremoso

Além da tradicional tapioca simples ou recheada, também é possível preparar um delicioso bolo com a massa de tapioca, que é similar à um bombocado e tem a consistência bem cremosa. Delicioso e saudável. Não contém glúten.
Bolo de tapioca cremoso
Queijadinha

Receita de queijadinha

Esta queijadinha light é preparada com ricota, não contém açúcar e é super simples de fazer, ficando pronta em menos de 1 hora.
Queijadinha
Cocada

Receita de cocada de forno sem lactose

Bem simples de ser preparada, a cocada de forno é uma delícia à base de coco fresco e leite de coco, adoçada com açúcar mascavo. Bem cremosa, pode ser consumida quente ou fria.
Cocada
Quentão de cranberry

Receita de vinho quente de cranberry

Falso vinho quente, esta bebida sem álcool é elaborada com suco de uva, cranberryaçúcar de coco, maçã e gengibre. Com alto poder antioxidante, pode ser consumido por todos, inclusive por crianças.
Quentão de cranberry
Doce de batata doce

Receita de doce de batata doce

A batata doce, um dos alimentos mais consumidos no meio fitness, é o ingrediente base para este doce de batata doce com coco, que dá para comer de colher e tem baixíssimo índice glicêmico, ou seja, pode ser consumido por quem quer emagrecer.
Doce de batata doce
Curau de abóbora

Receita de curau de abóbora

Além do tradicional curau de milho, esta receita inovadora é feita com abobora, um alimento rico em vitamina A e fibras, que tem pouquíssimas calorias.
Curau de abóbora
Fubá cremoso

Receita de bolo de fubá cremoso

Delicioso bolo de fubá, que fica com uma camada bem cremosa, como se fosse um recheio. Sem glúten e sem lactose.
Fubá cremoso
Quentão de hibisco

Receita de quentão funcional

Quentão sem álcool, feito com hibisco, frutas e gengibre, tem ação antioxidante e termogênica. Pode ser consumido por todos da família.
Quentão de hibisco
Bolo de milho

Receita de bolo de milho sem glúten

Delicioso bolo de milho funcional é preparado com farinha de aveia sem glúten e linhaça, óleo de coco e açúcar de coco. Muito saudável.
Bolo de milho
Bombocado de fubá

Receita de bombocado de fubá sem glúten

O bombocado é um tipo de bolinho com consistência cremosa, com origem na culinária portuguesa. Muito rápido e prático de fazer, esta receita é sem açúcar e sem glúten, feita com óleo de coco e adoçada com opções mais naturais.
Bombocado de fubá
Doce de abóbora

Receita de doce de abóbora com coco

Muito fácil de preparar, o tradicional doce de abóbora com coco é adoçado com açúcar de coco, para deixar a preparação mais saudável. Preparação rica em fibras, que pode ser consumida sem culpa.
Doce de abóbora
Pé de moleque

Receita de pé de moleque

Este pé de moleque diferente é preparado com amendoim, amêndoas e castanhas. Delicioso e rico em vitaminas, minerais e gorduras boas.
Pé de moleque

O que escolher nas Festas Junina?

As pessoas vão nas Festas Junina e muitas vezes questionam o que comer sem sair da dieta ou manter o estilo de alimentação saudável, pois bem, é possível! Basta você selecionar e equilibrar a quantidade dos alimentos e não exagerar no consumo.

Exemplos:

  • 1 Milho Assado + 1 Canjica +1 Vinho Quente
  • 1 Cuscuz + 1 Pamonha+ 1 Suco
  • 1 Pipoca + 1 Bolo de Fubá+ 1 Quentão

O segredo é saber dosar a quantidade que você come, pois, o equilíbrio é o fundamental para manter qualquer dieta e não necessariamente restringir o que tem vontade em determinados momentos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.