5 dicas para melhorar incômodos no período menstrual

5 dicas para melhorar incômodos no período menstrual

O número de mulheres que sofrem com dores, cólicas, inchaço e oscilação de humor é enorme e apesar de parecer algo comum, não precisa ser visto como regra e aceito como normal e impossível de ser amenizado.

Se você sofre com tais sinais e sintomas ou conhece alguém que sofre, tome nota dessas dicas e inclua em sua rotina também. Torne-as hábitos e a cada novo mês, nova menstruação, a tendência é sentir cada vez menos desconforto. Confira!

5 Dicas para aliviar os sintomas do período menstrual

É importante saber que todos estes sintomas, característicos do período pré menstrual e menstrual, podem ser amenizados de forma simples, com pequenas introduções de nutrientes, suplementos ou até mesmo aumentando a ingestão de água e chás na rotina. Vamos as dicas!

  1. Aposte no Óleo de Prímula e de Borragem

São opções de óleos encapsulados que quando introduzidos de maneira contínua, além de protegerem o coração, vão contribuir com o inchaço abdominal, dores, cólicas e inflamações do período.

  1. Consuma muita água, mesmo que não goste

Quando estamos muito bem hidratados o sangue circula melhor entre os vasos, melhorando o inchaço e as dores causadas pelo acúmulo de líquidos nos seios, nas pernas e no abdome, por exemplo.

  1. Priorize os alimentos fonte de triptofano

Um aminoácido muito importante para produção de serotonina e melatonina, substâncias relacionadas à sensação de prazer e bem-estar, regulação do humor, sono, relaxamento e ansiedade. 

Nos alimentos, você encontra o triptofano na banana, no cacau e no abacate, por exemplo. Caso prefira, pode consumir em paralelo o triptofano em cápsulas.

  1. Chás de ação calmante 

Esses chás também se encaixam muito bem nestas recomendações. Prefira consumir a camomila, melissa, jasmim, cidreira e erva doce, além do alecrim para alívio de cólicas

É possível fazer uma mistura de 2 a 3 ervas para potencializar o efeito, mas lembre-se de consumi-las sem adoçar e até 3 xícaras por dia. 

Uma boa sugestão também é adicionar em seus chás, 15 a 20 gotas de própolis verde alcoólica para redução da inflamação, aumento da imunidade e relaxamento.

  1. Durma bem e Mexa-se

Além de dormir bem, procure fazer algum exercício físico que lhe relaxe e movimente o seu corpo, garantindo que o fluxo sanguíneo aconteça de forma natural, reduzindo inchaço, dores, além de reduzir a ansiedade e também melhorar o humor.

Dicas simples, mas que funcionam. Introduza aos poucos, veja o que melhor cabe na sua rotina e melhore os sintomas que te incomodam. Afinal, você não pode perder nenhum momento bom por conta de cólicas, não é? 

Referência: 

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/77278/000896340.pdf?sequence=

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