5 opções para substituir o açúcar refinado e adoçantes

5 opções para substituir o açúcar refinado e adoçantes

O açúcar refinado em excesso pode aumentar risco de diabetes do tipo 2, hipertensão, elevar os níveis de triglicerídeos, além de contribuir com o ganho de peso.

Já o uso inadequado da quantidade de adoçantes artificiais também pode fazer mal, pois estimula o aumento da sensação de fome quando atua no sistema nervoso central, algumas opções artificiais podem atrapalhar a digestão também.

Confira 5 opções nutritivas e dicas para substituir o açúcar refinado e adoçantes artificiais

Mel

O mel tem origem animal, é produzido pelas abelhas e pode ser extraído de diversas flores como de laranjeira, eucalipto, entre outros.

Por ter muita glicose seu uso deve ser cauteloso, não devendo ser consumido em excesso. Porém o mel oferece grandes benefícios como no auxílio do aumento da imunidade.

Melado de Cana

O Melado ou Melaço tem origem vegetal, extraído da cana-de açúcar, tendo assim poder adoçante muito forte.

Ele oferece nutrientes como ferro, cálcio, selênio, manganês e o cobre, e também assim como o mel auxilia no aumento da imunidade.

Agave Azul

O Agave tem origem vegetal, extraído de um cacto. Enquanto a composição do mel é de 50% glicose, 50% frutose, a de agave tem 80% só de frutose.

Esta calda possui índice glicêmico menor que o do mel e do açúcar. Por ser concentrada em frutose, a transformação em gordura e mais lenta.

Açúcar mascavo

Derivado da cana, não passa por refinamento ou adição de químicos, mantendo vitaminas e minerais tais como: vitamina B6, potássio, magnésio e manganês.

Por ter um sabor e coloração característica, pode alterar levemente o sabor e a aparência de algumas preparações.

Açúcar de coco

Tem origem da ceiva do coqueiro, apresenta uma cor marrom, não passa por processamento, mantendo sua rica composição em vitaminas e minerais.

Possui sabor doce semelhante ao mascavo, ideal para ser utilizado em poucas quantidades, ainda têm baixo índice glicêmico.

Qual possui menor quantidade de calorias por 100 gramas?

  • Melado de cana: 297 calorias
  • Mel: 309 calorias
  • Agave: 310 calorias
  • Açúcar mascavo: 369 calorias
  • Açúcar de coco: 380 calorias

Mas lembrando que mesmo o agave e o açúcar de coco mesmo não sendo o menos calórico são os que tem menor índice glicêmico, por isso não elevam a glicose no sangue bruscamente.

Contraindicações:

O mel não pode ser consumido por crianças menores de 1 ano, pois pode causar botulismo infantil. O ideal para esta faixa etária seria o Agave (se for necessário, visto que a introdução de açúcar é indicada após os 2 anos).

Diabéticos devem fazer o uso controlado desses produtos pois todos são convertidos em açúcar no sangue, boas opções nesse caso são o agave e açúcar de coco, com moderação.

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Revisado por Priscila Boaventura: Nutricionista registrada (CRN-3 44332) graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-graduada em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional pela Faculdade Método de São Paulo. Atualmente é responsável pelo conteúdo técnico dos sites Natue e Mundo Verde, em seu tempo livre, gosta de praticar artes marciais.

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