6 dicas para emagrecer com saúde

6 dicas para emagrecer com saúde

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A mudança nos hábitos alimentares e no estilo de vida, como a inclusão de exercícios físicos na rotina são as melhores formas para perder peso de forma efetiva. Entretanto pequenas mudanças na rotina já podem fazer uma grande diferença na saúde, confira formas simples para emagrecer.


1 . Tome bastante liquido durante o dia

Procure beber muitos líquidos entre as refeições, pois isso irá ajudar a manter o organismo hidratado, diminuir a sensação de fome e também estimular a eliminação de toxinas através da urina. A quantidade de água recomendada necessária varia entre 1,5 e 2 litros por dia

Além da água pura, as águas saborizadas e os chás são boas formas de ajudar na hidratação. Alguns chás podem ainda, ajudar na perda de peso, devido ação termogênica e diurética, como o chá verde, chá preto e o chá de canela. Evite consumir bebidas calóricas e refrigerantes! Ambos possuem muitas calorias, o que favorece o acúmulo de gordura corporal. Além disso, as versões diet/light também contêm uma grande quantidade de sódio, aumentando a retenção de líquido.

2. Coma de 3 em 3 horas

Não fique muito tempo sem comer, pois isso pode tornar o metabolismo mais lento e ainda aumentar o consumo alimentar nas próximas refeições. O ideal é comer de 5 a 6 refeições pequenas por dia. Um grande segredo para o emagrecimento é comer a cada 3 horas, nunca ficar com fome e ter horários regulares para comer.

3. Faça Atividade Física

É importante praticar algum exercício físico pelo menos 3 vezes por semana. As atividades aeróbicas, como correr, nadar, pedalar, e a musculação, são essenciais para uma vida mais saudável.

O fortalecimento da musculatura é muito importante para uma boa qualidade de vida, principalmente durante o envelhecimento, pois há uma maior perda de massa magra, podendo prejudicar a autonomia em realizar as atividades diárias. Atividade física também ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e estresse, ajuda a melhorar a qualidade do sono, melhora o sistema cardiovascular e respiratório, regula os níveis de colesterol e reduz a pressão arterial.


4. Comer de tudo, mas com moderação

O corpo precisa de todos os nutrientes e dietas que proíbem determinado alimentos, a não ser que seja por orientação médica ou por uma questão de saúde, se tornam difíceis de serem mantidas a longo prazo, o que pode favorecer o ganho de peso novamente pouco tempo depois. Busque uma alimentação balanceada, escolhendo variar os carboidratos durantes as refeições e dando preferência aos integrais, como arroz e macarrão integral, evite repetir as mesmas fontes de proteína, opte pelas carnes mais magras, como peixe e frango, inclua castanhas e vegetais variados.

5. Coma mais Fibras

Coma salada crua todos os dias, pelo menos 3 porções de frutas frescas, prefira os ingredientes integrais e adicione sementes, como linhaça e chia, ou cereais ricos em fibras como aveia e granola sem açúcar. As fibras estimulam o funcionamento intestinal, favorecendo a eliminação de toxinas. Para ter o efeito desejado, deve-se aumentar o consumo de água, evitando dessa forma, a constipação.

6. Evite produtos ultra processados

Reduza o consumo de alimentos industrializados com muito açúcar, gordura e sal. Quão mais distantes esses alimentos estiverem do seu estado in natura menos saudáveis eles são. Evite, enlatados, biscoitos, refrigerantes, embutidos, como salsichas e salames, produtos pré-prontos como macarrão instantâneo e refeições congeladas.


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