6 Dicas simples para reduzir o consumo de calorias da dieta

6 Dicas simples para reduzir o consumo de calorias da dieta

Para começarmos, vale a pena explicar o que são calorias e para que elas servem no organismo humano. Então vamos lá, calorias são unidades de medida de calor e na nutrição, ela é utilizada para quantificar a energia que um alimento oferece para o organismo e a quantidade de energia de que o indivíduo necessita diariamente para manter-se vivo. 

Com isso, já podemos pensar que as calorias não são de todo vilão numa dieta, o problema está sempre quando o consumo é maior do que a demanda desse indivíduo e quando estão associadas aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo.

Uma das estratégias para perda ou manutenção do peso é se ajustar e/ou reduzir o consumo de calorias de acordo com seus objetivos e necessidades e para isso, não necessariamente tem que se passar fome, então segue algumas dicas para se reduzir o consumo de calorias da dieta.

É sede ou fome?

Muitas vezes confunde-se a sensação de sede com a fome e nesse momento, o consumo de calorias acaba sendo maior que o necessário. 

Então a primeira dica é: se tiver dúvidas se é fome ou sede, beba um copo grande de água e espere alguns minutos antes de comer.

Garanta uma boa noite de sono!

Sono insuficiente aumenta a produção de hormônios que estimulam o apetite e também inibe o sinal de saciedade ao cérebro, por isso, quanto mais adequado for o sono, melhor essa produção hormonal, além das outras vantagens, como recuperação e renovação das energias, a melhora o humor, a redução da ansiedade e do estresse, entre outros que também podem fazer com o que o consumo de calorias seja maior durante o dia.

Dica da Nutri: o triptofano é um aminoácido que favorece a produção da serotonina, hormônio relacionado ao bem estar e também da melatonina, famoso hormônio que promove um sono de mais qualidade. Chás com efeito calmante também podem ser consumidos, como camomila, cidreira, jasmim, melissa, maracujá e outros.

Evite o consumo de açúcares!

Quando falamos de açúcar, o branco principalmente, esse só fornece calorias para o organismo, uma vez que não tem mais nenhum nutriente associado, além disso, quanto mais se consome, mais açúcar se quer consumir, já que ele vai ativando locais no cérebro que estimulam o vício, consequentemente, mais calorias vazias ao longo do dia sendo consumidas.

Fique atenta também ao consumo de alimentos refinados, como pães, bolos e outros preparados com a farinha branca, pois a farinha refinada rapidamente se transforma em açúcar no organismo e acaba estimulando o mesmo lugar do vício.

Confira nossas dicas simples para diminuir o açúcar da dieta.

Consuma mais legumes e verduras

Comece as refeições com um belo prato de salada, com legumes e verduras variados. Estes são ricos em fibras que promovem uma sensação de saciedade mais duradoura e na maioria das vezes “bem pobres” em calorias.

Atenção aos molhos! Invista no limão, vinagre de maçã, óleo de abacate, azeite para dar mais sabor à sua salada.

Atenção à forma de preparo dos alimentos!

Frituras, empanados e outras preparações parecidas acabam necessitando de mais óleo e até mesmo mais farinhas para o seu preparo e assim, acabam fornecendo mais calorias. 

Prefira os refogados, os grelhados, assados que ficam mais saborosos com menos gorduras nas preparações. Invista nos temperos naturais, secos, ervas e especiarias para dar mais sabor aos seus pratos.

Pratique exercícios físicos regularmente!

Para realização dos exercícios, aumentamos nossa necessidade de energia para resistir a esses estímulos e assim, aumentamos o gasto calórico, contribuindo para uma melhor utilização das calorias e assim, “puxando” a balança pra baixo.

Viu só como reduzir o consumo de calorias não é só passar fome? Faça boas escolhas ao longo do dia, pratique exercícios físicos e ganhe muito mais qualidade de vida.

Referência:

https://melhorcomsaude.com.br/reduzir-calorias-diarias-perder-peso/

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