6 exercícios físicos que previnem as varizes

Veja os exercícios que previnem varizes

Muito comum entre as mulheres, as varizes também atingem boa parte da população masculina. Além de deixar um visual incômodo, as varizes fazem mal à saúde, uma vez que podem aumentar o risco de doenças circulatórias.

Há muitos tratamos estéticos que podem auxiliar a circulação, diminuindo visualmente as veias exaltadas. Porém, há quem morre de medo de agulhas.

Pensando nisso, o cirurgião vascular Caio Focássio, especializado em cirurgia Endovascular, listou 6 exercícios físicos que ajudam na circulação dos pés e das pernas, prevenindo o surgimento de varizes.

1) Alongamentodeve estar no início da rotina de exercícios, pois evita lesões e aumenta o desempenho muscular.
2) Caminhada: ficar muito tempo em uma mesma posição não é apropriado. Por isso, a caminhada é indicada para quem quer se movimentar de forma rápida e prazerosa. O cirurgião vascular indica que esse exercício deve ser feito diariamente, durante 30 minutos.
3) Ciclismo: pedalar ativa a circulação das pernas, ajudando na função dos vasos sanguíneos.
4) Hidroginásticaalém de ser uma delícia, o contato com a água exige que haja harmonia de movimentos da musculatura e ajuda na circulação sanguínea.
5) Musculação: se você gosta de ir à academia, aproveite esse momento para se livrar das varizes. “No caso de praticar musculação, dê preferência às repetições do que ao excesso de carga. Dessa maneira, é possível ativar a panturrilha e estimular o retorno venoso”, afirma.
6) Pilatesessa prática é focada no tônus e fortalecimento da musculatura. Promove a oxigenação sanguínea, relaxamento e alívio das dores crônicas, entre outras vantagens para quem tem predisposição a ter varizes.

Vale lembrar que quem fica muito tempo em pé aumenta as chances de desenvolver as veias exaltadas nas pernas, por isso manter-se em movimento é importante para a circulação.



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