Água de coco: propriedades além da hidratação

água_coco_capa

Artigo de especialista – Juliana Saldanha*

Se você é daquelas pessoas que não dispensam uma saborosa água de coco gelada, pode ficar ainda mais feliz: essa deliciosa bebida pode fazer maravilhas por sua saúde.
Um copo desse precioso líquido equivale às calorias de uma laranja ou meia maçã, portanto, é ideal para ser consumida entre as refeições. Dessa forma, aquela vontade de comer um lanchinho à tarde é satisfeita de forma saudável e pouco calórica.

Água de coco ajuda no funcionamento do intestino

Ideal para os dias quentes, a água de coco ajuda no funcionamento do intestino, pois é rica em potássio e não apresenta grande quantidade de calorias (22 para cada 100 ml). Além disso, por possuir composição semelhante ao plasma sanguíneo, essa bebida pode atuar como soro fisiológico, prevenindo casos de diarreia com risco de desidratação.
As pessoas que fazem quimioterapia também podem consumi-la sem medo, pois a bebida costuma ser bem tolerada (coisa que não acontece em relação a outros líquidos).



Benefícios da água de coco para bebês

A polpa do coco verde, embora extremamente calórica (590 calorias a cada 100 gramas), é bastante nutritiva. O leite dela extraído, após passar por um processo de retirada da gordura, pode ser usado na alimentação infantil para crianças que apresentam intolerância ao leite de vaca.

Água de coco em excesso faz mal a diabéticos e hipertensos

Mesmo apresentando tantas vantagens, hipertensos e diabéticos não devem consumir água de coco em excesso, pois o líquido contém muito sódio e carboidrato.

Recomendação de consumo da água de coco

Na hora de comprar a fruta, preste atenção para não escolher aquelas que apresentem casca trincada e manchas marrons; depois de aberta, consuma o líquido imediatamente. Tais cuidados evitarão que o sabor da água seja alterado por causa da acidez.

*Juliana Saldanha é graduada em nutrição pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho (UGF-RJ), mestre e doutoranda em Ciências Médicas pela UFF. É personal diet e realiza atendimentos em consultório e domicílios, além de palestras e consultoria empresarial.



Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.