Alimentação leve para o verão

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Artigo de especialista – Raquel Carpinteiro*

Estamos curtindo a estação mais charmosa do ano. Tudo fica mais leve e bonito. Dias mais claros, temperaturas amenas e um clima de boas expectativas nos faz mais otimistas. A primavera é o prenúncio do verão, por isso, comece agora a se cuidar.

Em primeiro lugar aumente seu consumo de água, pois eliminamos mais líquido através da transpiração, sendo necessário repor essa perda. Consuma mais alimentos frescos ou pouco cozidos e evite o consumo excessivo de carnes, gorduras e bebidas alcoólicas.

Este é o período da safra de muitos vegetais, por isso é mais fácil encontrar produtos de melhor qualidade e sabor. Aproveite esta época em que tudo floresce e que as verduras e legumes estão mais fresquinhos e viçosos para enfeitar sua mesa. Então, abuse da sua criatividade na elaboração de pratos alegres e coloridos.

Inclua também no seu cardápio alimentos que propiciam proteção solar como as sementes de gergelim que contém sesamina, um componente que neutraliza o estresse oxidativo causado pela radiação solar.

Tomate, melancia, beterraba e pimentão vermelho são ricos em licopeno, um carotenoide importante presente nos alimentos vermelhos. Os flavonoides do cacau e do chá verde também não ficam atrás quando o assunto é fotoproteção.

Com pequenas mudanças, é possível manter uma alimentação leve para o verão e aproveitar melhor as delícias desta estação. Apenas lembre-se que o consumo desses alimentos não elimina a necessidade de uso de filtro solar.

Aumente o consumo de água para repor os nutrientes perdidos pelo suor.

Aproveite a maior variedade de vegetais frescos e viçosos deste período.
O licopeno, um dos responsáveis pela cor vermelha de diversos alimentos, tem potente ação antioxidante. 
Inclua no cardápio semente de gergelim, que neutraliza o estresse oxidativo causado pela radicação solar.
Aposte no consumo de cacau e chá verde, alimentos que ajudam na fotoproteção.
*Raquel Carpinteiro é nutricionista funcional clínica e esportiva, coach de saúde e culinarista.

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