Alimentos aliados à saúde do homem

Alimentos aliados à saúde do homem

Novembro é o mês de conscientização da saúde do homem, principalmente no que diz respeito a saúde da próstata. A nutrição e alimentação adequadas são grandes aliadas na prevenção deste tipo de câncer e da manutenção da saúde e qualidade de vida.

Pensando nisso, elencamos alguns alimentos e nutrientes que são indispensáveis no plano alimentar de todo homem neste novembro azul. Confira!

Ômega-3

De ação anti-inflamatória, antioxidante, promove a saúde cardiovascular, pode reduzir a pressão arterial e prevenir o envelhecimento das células, prevenindo também alguns tipos de câncer, como o de próstata

O ômega-3 é uma gordura essencial ao organismo e que pode ser proveniente dos peixes ou de origem vegetal, presente na linhaça, chia e algumas algas. 

Cúrcuma e especiarias

A cúrcuma é fonte de curcominóides, um grupo de antioxidantes de grande importância e atuação na prevenção do envelhecimento das células e mutação de células cancerígenas, sendo assim muito indicada para prevenção do câncer de próstata. 

As especiarias, como pimenta preta, canela e gengibre, por exemplo, também atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes, na saúde celular e na imunidade.

Coenzima Q10

De ação antioxidante, esta substância presente no organismo tem relação direta com a saúde cardiovascular e síntese de ATP, produção de energia celular. 

A coenzima Q10 atua na saúde das células, protegendo os neurônios e prevenindo mutações cancerígenas

Além da suplementação, pode ser encontrada em alimentos como: 

  • Oleaginosas
  • Tofu
  • Cereais integrais
  • Frutas
  • Vegetais

Folhosos verdes escuros

Alimentos ricos em clorofila, antioxidante de pigmentação verde escura, atua na detoxificação do organismo, promovendo a eliminação de toxinas e agentes estranhos ao organismo humano.

Interessantes para a saúde e renovação celular, pode prevenir a mutação de células e prevenir inúmeros tipos de câncer. 

Zinco e vitamina E

Nutrientes presentes nas oleaginosas como a castanha do Pará, castanha de caju e nozes, são de grande importância para a saúde dos espermatozóides e também para prevenção da calvície quando associados ao complexo B. 

O zinco e a vitamina E atuam ainda na saúde celular e na prevenção do câncer de próstata. 

Referências:

youtube.com/watch?v=7GwnRuxk7MY

patriciadavidson.com.br/entenda-mais-sobre-o-cancer-de-prostata-e-como-preveni-lo/

nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=1271

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.