Alimentos que vão dar um Up na sua corrida

Alimentos que vão dar um Up na sua corrida

A corrida é um esporte simples de ser praticado, basta uma roupa confortável e um tênis correto, quanto ao lugar, praças, parques e até algumas ruas podem virar uma pista de corrida ótima.

Independentemente de você ser um corredor amador ou um atleta de elite, alguns nutrientes são essenciais para alcançar um bom desempenho.

Nesse post queremos te apresentar os superalimentos. Eles te ajudam a melhorar o rendimento e garantir resultados mais eficientes. Confira os principais e como eles podem te auxiliar.

1. Aveia

O combo saciedade e energia da aveia faz sucesso, com uma ótima quantidade de carboidratos e fibras, ela é ideal para dar aquele Up.

Ideal para ser consumida pelo menos 1 hora antes da corrida, já que é absorvida mais lentamente pelo nosso organismo, promovendo a liberação de glicose gradual, ou seja, energia por mais tempo, proporcionando mais resistência.

2. Mel

O queridinho dos corredores! Para quem corre mais de 1 ou 2 horas, é recomendado repor os estoques de energia, por isso, ter um sachê de mel por perto é uma ótima alternativa. Ele fornece carboidratos que são rapidamente absorvidos, além de vitaminas e minerais.

3. Banana

A banana é um alimento super versátil e um aliado para os corredores, é rica em potássio e minerais, importante para manter ou repor alguns eletrólitos perdidos na corrida, também auxilia na produção de energia, esse superalimento não pode estar fora da sua rotina.

4. Pasta de amendoim

Olha aí uma ótima combinação para a banana. A pasta de amendoim fornece proteínas e pode conter fibras, ideal para manter a saciedade, além de combinar com diversos alimentos.

Apesar de ser rica em gordura, essa é uma gordura boa e não tem colesterol (como todo alimento de origem vegetal).

5. Iogurte natural

Rico em aminoácidos essenciais (cerca de 85%), o iogurte é uma combinação perfeita de carboidratos e proteínas. Um iogurte após a corrida pode acelerar o processo de recuperação muscular. As melhores escolhas são aqueles com a menor lista de ingredientes.

6. Batata doce

A batata doce ajuda no metabolismo proteico e na geração de energia, mas essas são apenas algumas de suas qualidades. Ela tem Vitamina B6, C, e E, potássio e também rica em betacaroteno.

Super versátil, pode ser consumida no café da manhã com mel, nos lanches da tarde e até no almoço.

7. Chocolate amargo

Não podíamos deixar você sem um docinho!.Uma ótima pedida é o chocolate 70% cacau. O flavonoide do cacau melhora o humor, é um poderoso antioxidante, auxilia no transporte de nutrientes e na oxigenação da musculatura. Mas sem exagero, 25 gramas (2 a 3 quadradinhos) por dia já é o suficiente.

Não esqueça da hidratação!

Sem dúvidas a água é fundamental para todo mundo, ainda mais para os corredores. Sabia que a  desidratação é uma das principais causas de cãibras?

Durante a atividade, há uma perda considerável de água, que precisa ser reposta, durante e após o treino. Ao longo do dia é importante ingerir ao menos 2 litros de água, de acordo com o peso corporal.

O que acharam dos superalimentos? Confira mais dicas para seu pré-treino e pós-treino da corrida.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

—————————————————————————————————————————————–

Revisado por Priscila Boaventura: Nutricionista registrada (CRN-3 44332) especializada em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional. Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-graduada pela Faculdade Método de São Paulo. Atualmente é responsável pelo conteúdo técnico dos sites Natue e Mundo Verde, em seu tempo livre, gosta de praticar artes marciais.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.