Alimentos que ajudam a emagrecer

Alimentos que ajudam a emagrecer

Para emagrecer e manter o resultado, não tem milagre, o ideal é optar uma alimentação saudável, variada e nutritiva. Logo, a presença de todos os grupos alimentares é essencial, sempre dando prioridade aos alimentos in natura, ou menos processado possível. Confira alguns dos alimentos que podem ajudar na perda de peso.

Produtos integrais ou in natura

Definido pelo Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), os alimentos in natura são aqueles adquiridos para consumo sem que tenha sofrido alterações após deixarem a natureza, obtidos de plantas ou de animais, como frutos, frutas, leite e ovos.

Esses alimentos são eleitos como prioridade na alimentação e aliados daqueles que querem perder peso. Aposte no consumo de verduras (alfaces e folhas diversas), de legumes (berinjela, abobrinha, vagem, entre outros), de frutas (maça, pera, melancia, laranja, etc) e em carboidratos naturais (batata doce, mandioquinha, mandioca), que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, além de serem muito nutritivos.

Os alimentos integrais são aqueles que em seu processo de industrialização não teve sua estrutura modificada, mantendo suas principais propriedades, vitaminas, minerais e fibras. O consumo do arroz integral, por exemplo, pode trazer maior sensação de saciedade, além de evitar picos de glicose no sangue. Devido ao alto teor de fibras dos alimentos integrais, podem ajudar no trânsito intestinal e no controle do colesterol.

Farinhas, farelos, sementes e grãos

Indicados para quem tem sobrepeso, esses alimentos ajudam a enriquecer a dieta, auxiliando na redução do peso, do colesterol, regulam o funcionamento do intestino, promovem saciedade, ajudam a regular a glicemia, ainda são ricos em diversas vitaminas.

Algumas opções desses alimentos são: a aveia, o farelo de trigo, a linhaça, a quinoa, a farinha de banana verde, sementes de girassol, gergelim, amaranto, chia, entre outros.


Chás emagrecedores

O consumo do chá pode ser um grande auxilio para quem deseja emagrecer, devido aos efeitos diuréticos e termogênicos, além disso, alguns chás podem ajudar a diminuir a ansiedade e controlar a compulsão alimentar.

Os principais chás são: chá verde, chá de hibisco, chá mate, chá preto, chá branco, chá de canela, chá de gengibre, e com efeito sedativo leve são: chá de erva cidreira e chá de camomila.

Leguminosas

As leguminosas são fontes de fibras, ótimas para promover a saciedade, além de fonte de proteína vegetal e carboidratos complexos. Deve ser usado com variedade e equilíbrio na dieta, o feijão por exemplo, quando consumido juntamente com o arroz, forma uma combinação rica de proteína de elevada qualidade.

Outras opções de leguminosas para introduzir a alimentação, é o feijão preto, feijão branco, feijão fradinho, feijão vermelho, a lentilha, o grão de bico, o grão de soja, a ervilha, a fava e outras diversas variações.

Temperos e especiarias

Em uma alimentação saudável e equilibrada, o uso de temperos e especiarias é essencial, pois ajudam a reduzir o consumo de sal, além de realçar o sabor, ajudam na digestão, possuem qualidades terapêuticas, ação termogênica e anti-inflamatória.

Alguns temperos que podem ajudar no processo de perda de peso são: a canela, o gengibre, alho, cravo da índia, cardamomo, azeite, mostarda, coentro, salsa, cúrcuma da terra, hortelã, pimenta preta, pimenta vermelha. Lembrando que o uso de ervas variadas na alimentação, ajudam a adicionar sabor as preparações, ajudando na redução de sódio, o que é ótima para evitar a retenção de líquido e aumento da pressão.


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