Alimentos que ajudam no bronzeado

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Os alimentos funcionais, que oferecem compostos que podem ajudar na prevenção de doença, também possuem benefícios estéticos, como os alimentos ricos em betacaroteno, que auxiliam no bronzeamento natural e saudável da pele.

O QUE É BETACAROTENO?

O betacaroteno é um pigmento da família dos carotenoides, responsável pela coloração alaranjada dos alimentos. No organismo, se deposita na pele, sendo ativado pela radiação solar, quando necessário, o betacaroteno é convertido em vitamina A.

PARA QUE SERVE BETACAROTENO?

Os benefícios do consumo regular de suplementos ou alimentos ricos em betacaroteno são:

  • Combate a ação dos radicais livres, por sua ação antioxidante
  • Estimula a produção de melanina e torna o bronzeado mais uniforme e duradouro
  • Fortalece do sistema imunológico
  • Atua na renovação da pele
  • Contribui para saúde da visão

ALIMENTOS FONTES DE BETACAROTENO

Todos os alimentos de coloração amarela ou alaranjada são fontes de betacaroteno, como mamão, abóbora, manga, damasco e cenoura, além de alguns vegetais verde escuro, como espinafre.

Caso o consumo alimentar seja insuficiente para atingir a recomendação diária, o uso de suplementos em pó ou em cápsula pode ser indicado.

SUPLEMENTO DE BETACAROTENO: COMO TOMAR?

Como o betacaroteno ajuda no bronzeado, pode ser consumido cerca de 30 dias antes da exposição solar, seja na forma de cápsulas ou suplementos. É preciso tomar cuidado com a quantidade consumida, já que o excesso faz com que esta substância se acumule nas palmas das mãos e nos pés, deixando-os com cor alaranjada.

COMO TER UM BRONZEADO SAUDÁVEL

Para o bronzeado durar mais é necessário preparar a pele antes de começar o verão. Confira algumas dicas para um bronzeamento saudável:

  • Inclua mais alimentos ricos em betacaroteno ou comece a tomar betacaroteno com pelo menos 20 dias antes de tomar sol, este é o período que a vitamina precisa para se depositar na gordura subcutânea em quantidade e de forma eficiente e auxiliar no bronzeado natural da pele;
  • Aumentar o consumo de água para manter a hidratação do organismo
  • Utilize protetor solar durante a exposição solar, e aplique hidratante após o banho.

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