Alimentos que aliviam a TPM

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Alteração no humor, irritação, compulsão por doces, inchaço nos seios e dores de cabeça são sintomas muito conhecidos pelas mulheres no período que antecede a menstruação, mais conhecido como TPM (tensão pré-menstrual).

Tudo isso acontece por conta de oscilações dos hormônios femininos, já que por volta da segunda metade do ciclo menstrual há queda de estrogênio e elevação na produção de progesterona, fazendo com que a produção de serotonina (conhecida como hormônio do bem-estar) também seja reduzida.

Dependendo da gravidade dos sintomas, a orientação de um ginecologista é fundamental. No entanto, também é possível minimizar essas sensações incômodas com o consumo de alimentos bons para a TPM. Confira!



Remédio natural para TPM: alimentos ajudam a aliviar os sintomas

Alimente-se corretamente: alguns alimentos são fundamentais para a formação de serotonina (o hormônio da autoestima), como banana, feijão, lentilha, cereais integrais, castanhas e vegetais de folha verde-escura, como a rúcula e a alface.

Chás de camomila, erva-doce e hortelã: ajudam a relaxar os músculos e aliviar dores no corpo, incluindo a cólica pré-menstrual.

Peixes, azeites, sementes e castanhas: são ricos em ácidos graxos, que diminuem a irritabilidade e as dores nos seios.

Frutas como maracujá, araçá e fruta-do-conde: são calmantes naturais.

Consuma óleo de prímula: esse óleo ajuda no controle dos sintomas, como dores nos seios e inchaço, e pode ser consumido com água ou sucos, preferencialmente após as refeições principais.

Como amenizar a TPM

• Invista em produtos naturais: alguns hidratantes e óleos corporais têm propriedades relaxantes, que ajudam a combater a irritação.

• Pratique atividade física: por incrível que pareça, manter os exercícios neste período ajuda a aliviar ou prevenir a cólica, assim como outros sintomas da TPM.

• Drible o mau humor: procure fazer atividades que você gosta, nem que seja ver um filminho ou ler um livro.



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