Alimentos ricos em vitamina C

Vitamina C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente essencial para diversas funções do organismo, devendo ser obtida por meio da alimentação e, em alguns casos, pelo uso de suplementos de vitamina C.



Para que serve vitamina C

A vitamina C é muito conhecida por fortalecer o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados, porém, existem muitos outros benefícios da vitamina C para o organismo:  tem ação antioxidante, que neutraliza a ação dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular; melhora a absorção do ferro não-heme; atua na síntese de colágeno e ajuda na cicatrização de feridas, além de prevenir sangramentos na gengiva.

Alimentos com vitamina C

As frutas cítricas, como acerola, laranja, caju, limão, abacaxi, goiaba, mexerica, kiwi e morango são as principais frutas com vitamina C. Além delas, pimentão, agrião, tomate, rúcula, brócolis e a couve também são boas fontes de vitamina C.

É importante ressaltar que a vitamina C é termolábil, ou seja, perde a sua função quando exposta ao calor. Por isso, o recomendado é que os alimentos que contêm vitamina C sejam consumidos crus ou cozidos a vapor para evitar a sua perda.

A carência de vitamina C não é tão comum, já que ela é facilmente adquirida pela alimentação. Mas, em casos específicos, é recomendado o uso de suplementos, que podem ser encontrados na forma de cápsulas, comprimidos ou pastilhas que facilitam a sua ingestão.

Dose diária de vitamina C

A recomendação diária de vitamina C varia de acordo com as fases da vida, chegando a até 90mg/dia. No entanto, algumas situações especiais, como gravidez, infecções e tabagismo pedem doses maiores. O ideal é consultar um nutricionista para avaliar a melhor dose de vitamina C de acordo com as suas necessidades.



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