Alimentos ricos em vitamina D

 

Vitamina D

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o organismo. Também chamada de calciferol, ela atua nos processos de calcificação dos ossos estimulando o seu crescimento, além de participar da síntese de colágeno.

Vitamina D: benefícios

  • Contribui para o crescimento adequado de crianças
  • Reduz quadros de osteoporose
  • Melhora o sistema imunológico
  • Melhora os sintomas causados no período de menopausa

Fontes de vitamina D

A vitamina D pode ser adquirida pela dieta por meio do consumo de alimentos de origem animal, pelo uso de suplementos e também é produzida pelo organismo a partir da exposição à luz solar. Para mensurar a quantidade de vitamina D em um alimento, utiliza-se a unidade de medida UI (Unidades Internacionais), sendo que 40 UI equivalem a 1 micrograma de vitamina.

Os alimentos com vitamina D em maior quantidade são, geralmente, de origem animal, apesar de alguns vegetais também disporem desse nutriente, como por exemplo, os cogumelos. As principais fontes de vitaminas D são encontradas em peixes como o salmão, que fornece 650 UI a cada 100 gramas, o atum, que possui 154 UI também a cada 100 gramas e algumas variedades de cogumelos que podem apresentar até 275 UI a cada três porções. Alimentos como fígado bovino (preferencialmente orgânico), óleo de fígado de bacalhau e ovos também possuem boa quantidade dessa vitamina.  Atualmente já é possível encontrar alimentos fortificados com vitamina D, como manteiga, leite e iogurte.

Para que a vitamina D seja sintetizada pelo organismo é necessário ficar exposto aos raios solares por determinado período. Estudos indicam que tomar sol por cerca de oito minutos diariamente já é suficiente para atingir a produção máxima pelo organismo.



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