Alongamento previne lesões e aumenta a flexibilidade

Alongamento
Artigo de especialista – Alex Silva*

O que é o alongamento?

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito do alongamento é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e maior sua flexibilidade. O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões.

Por que fazer alongamento?

Tanto uma vida sedentária quanto a prática de exercício físico regular, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. O exercício físico de longa duração, como corrida, ciclismo, natação e musculação, fortalece os músculos, mas diminui sua flexibilidade. Com a prática regular de alongamento, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares e aumentando a flexibilidade.



Quais são os benefícios do alongamento?

  • Reduz o risco de lesões musculares ou entorses articulares (torcicolos e câimbras)
  • Reduz as tensões musculares, relaxando a musculatura.
  • Aumenta a flexibilidade e amplitude dos movimentos, melhorando a performance esportiva.
  • Torna mais fáceis algumas atividades físicas desgastantes, como corrida, natação, musculação, entre outras, preparando a musculatura para o exercício.
  • Reduz o encurtamento muscular.
  • Melhora a circulação sanguínea, prevenindo problemas articulares nos braços, pernas ou costas.
  • Melhora a coordenação motora.
  • Previne problemas posturais.
  • Auxilia no relaxamento mental, diminuindo o estresse.
  • Contribui para a cicatrização óssea, em casos de fratura.
  • Desenvolve a propriocepção (consciência corporal), à medida que a pessoa concentra-se na parte que está sendo alongada.
  • Nas mulheres, reduz as cólicas menstruais.
  • Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura corporal.

Devo fazer alongamento antes e depois dos treinos?

Sim! Antes do exercício físico, o alongamento serve, principalmente, como um fator de prevenção contra lesões musculares durante o exercício e também é uma forma de preparar o corpo para se exercitar, deixando-o mais flexível e ampliando seus movimentos. Depois do exercício, sua função é relaxar a musculatura, evitando as dores posteriores à atividade.

Quem deve se alongar?

Qualquer pessoa. O alongamento tem como propósito relaxar o estresse muscular, causado por um trabalho repetitivo ou por exercícios. Sendo assim, pessoas de todas as idades podem fazer alongamento. O ideal é que o alongamento seja realizado de duas a três vezes por semana. Para quem faz exercícios regularmente é recomendado que o alongamento seja feito antes e depois dos exercícios.

Alongue-se antes de dormir

Um dos melhores momentos para fazer alongamento é antes de dormir. Os movimentos devem ser executados de forma passiva e tranquila. A execução dos movimentos para alongar é uma forma eficaz de repousar com o corpo mais relaxado e ter um sono de qualidade.

Fica a dica!

*Alex Silva é educador físico da Academia Encore.



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