Arroz e feijão engorda?

 

Arroz e feijão

Tradicional na mesa brasileira, a dupla arroz e feijão é saborosa e muito saudável, pois oferece uma combinação riquíssima de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo e garante o aporte proteico adequado para uma refeição.

Quais são os benefícios do arroz?

Os benefícios do arroz são diversos, uma vez que este cereal é rico em metionina, um aminoácido responsável por processar gorduras e preservar a função hepática. Também é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso, muscular e digestivo, além de contribuir para redução dos níveis de colesterol.  São diversas as variedades disponíveis deste cereal, sendo as mais comuns o arroz branco polido e o arroz integral.

Arroz branco: é a versão mais comum no prato dos brasileiros. Este tipo de arroz passa por diversos processos de polimento, o que limita a quantidade de nutrientes disponíveis.

Arroz integral: como não passa por processo de polimento, este tipo de arroz retém grande parte dos nutrientes, por isso, é considerado uma versão mais nutritiva do que o arroz branco. Suas principais características são o sabor mais acentuado e a coloração mais escura. O arroz integral tende a ser mais duro que o arroz branco mesmo após a cocção, por isso, o seu tempo de preparo é maior.

Arroz engorda?

São diversas as dúvidas que pairam sobre o consumo deste cereal, sendo a principal se realmente o arroz engorda. O consumo adequado de arroz, principalmente do tipo integral, por si só não promove ganho de peso, ao contrário, garante diversos benefícios, como o aumento da saciedade pelo alto teor de fibras.

Os benefícios do feijão

O feijão é uma das leguminosas com melhor composição nutricional. Além de ser rico em vitaminas do complexo B, possui diversos minerais como ferro, cálcio, cobre, potássio, magnésio e zinco e é uma ótima fonte de fibras. O feijão é fonte do aminoácido lisina, que é responsável por processos de restauração tecidual e contribui para o crescimento de crianças e adolescentes.

Feijão engorda?

O feijão é fonte de fibras e proteínas e pode ser incluído na alimentação, mesmo de quem quer emagrecer. O modo de preparo influencia na quantidade de calorias do feijão. Quando são adicionados embutidos e produtos ricos em gordura, como linguiça e bacon, ele se torna mais calórico, por isso, não necessariamente o feijão engorda, mas pode contribuir para o ganho de peso nesses casos.

Os tipos de feijões mais comuns na mesa do brasileiro são o preto e o carioca. Em relação à composição nutricional, os dois são bem parecidos e vai depender do paladar de quem come a escolha entre um e outro.

Arroz com feijão: a combinação perfeita

Comer arroz e feijão juntos é muito mais benéfico ao organismo do que separadamente. Isso acontece porque o organismo tem dificuldade para digerir todas as proteínas do feijão de maneira isolada, e quando esse se adiciona o arroz, o processo de digestão e absorção é facilitado, aumentando o aproveitamento de todas as proteínas e vitaminas.

A combinação de aminoácidos também é uma das vantagens do arroz com feijão, pois o que falta em um é complementado pelo outro, como no caso da lisina e metionina. O consumo diário desses alimentos ainda contribui para a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e auxilia no bom funcionamento do intestino.

Vantagens de consumir arroz com feijão:

  • Fornece todos os aminoácidos essenciais.
  • São ricos em vitaminas do complexo B.
  • Auxiliam no bom funcionamento do intestino.
  • Têm baixo teor de sódio e gordura.
  • Melhoram o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras.

SHOPPING NATUE

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.