As vantagens de caminhar e correr com seu cachorro

cachorro

Quer deixar sua caminhada ou corrida diária mais leve e divertida? Que tal começar a levar seu cachorro para fazer exercícios com você? Além de se manter em forma com uma ótima companhia, você ainda o leva para passear e o ajuda a gastar energia. Mas, tudo isso gera alguns cuidados.

É necessário ter em mente que o pique do seu dog não é igual ao seu. Ele é igual a você, precisa de treino e condicionamento para ter um bom ritmo. “É preciso que os dois estejam na mesma velocidade e pique, não vale puxar muito a condição do animal e nem a sua, pois isso pode provocar lesões nos dois”, diz o condicionador físico Marcelo Pereira.

Também é bom lembrar que nem todos os cachorros são aptos à corrida. Algumas raças até são ótimas para isso, como a border collie, mas outras, principalmente as que têm o fucinho achatado, podem sofrer. A respiração já é difícil e o esforço físico dificulta ainda mais, podendo prejudicar muito o animalzinho.



Vantagens

Caso você queira começar a se exercitar com seu amiguinho, comece com caminhadas leves, todos os dias, aumentando o tempo e a velocidade aos poucos. Assim, seu cachorro irá se adaptar ao seu tempo e você ao dele. Não queira fazer uma maratona de 7 km na primeira vez, pois ele não irá aguentar.

A empresária Carla Aguiar começou a caminhar com seu cachorrinho, Ben, e conseguiu emagrecer 5 kg em 2 meses. “Eu morria de preguiça de ir ao parque e caminhar ou correr. Então, tive a ideia de levar o Ben junto para me fazer companhia. Eu ia ter que sair com ele para passear de qualquer jeito, então, juntei o útil ao agradável. Fazemos isso toda a semana e sinto que ele está muito mais disposto e animado’’, conta.

cachorro 2

Esse tipo de exercício só traz benefícios, pois, além de criar um momento de descontração, a sua saúde e a do seu animal podem melhorar muito! Os cachorros precisam de exercícios físicos para manter o peso, já que algumas raças podem chegar à obesidade muito facilmente. E se você está querendo perder peso, essa é uma maneira alegre de fazer exercícios e dar um up na dieta!



Dicas

– Sempre leve seu cachorro na coleira, pois, se algo chamar atenção, ele poderá sair correndo e você corre o risco de não alcançá-lo.

– Leve uma garrafinha de água e faça-o beber no meio do treino. Água nunca é demais!

– Prefira ir em horários em que não está muito calor. A manhã e o final da tarde são períodos perfeitos, pois o chão não está quente e não queima as patinhas do seu amigão.

– Sempre leve seu animal ao veterinário para verificar se ele está bem e apto a praticar exercícios com você.

Seu cachorro pode ser companheiro sempre, até na hora de fazer exercícios! E você, sabe de mais algum benefício que essa parceria proporciona? Conte para a gente!



Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.