BCAA: Como tomar e quais os seus benefícios

BCAA

O que é BCAA?

Os BCAA’s (Branched Chain Amino Acids) ou aminoácidos de cadeia ramificada são os três aminoácidos essenciais (que não são produzidos pelo nosso organismo): L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Os aminoácidos são moléculas que dão origem às proteínas, por isso são muito importantes para nós.

Quais os benefícios do BCAA para nosso corpo?

Cerca de um terço das proteínas musculares são compostas por BCAA. Por isso, a suplementação de BCAA é indicada para quem pratica atividades físicas, pois, durante o exercício, o corpo pode entrar em estado catabólico já que necessita de nutrientes para se abastecer. Ou seja, caso o organismo não encontre esses nutrientes, ele automaticamente retira os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia (que é o que chamamos de estado catabólico ou catabolismo), o que resulta na perda de massa muscular. O BCAA, portanto, fornece esses nutrientes para o nosso organismo, ajudando no ganho de massa magra!

O BCAA possui, ainda, outras vantagens: ele reduz a fadiga muscular e melhora a recuperação após o treino. Ou seja, nosso corpo não fica doendo tanto!

Ele também ajuda a eliminar substâncias tóxicas como a amônia, sendo utilizado em algumas doenças hepáticas, e atua na produção de outros aminoácidos como o glutamato.

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Quem pode consumir BCAA?

Todas as pessoas que desejam ganhar massa muscular e melhorar o desempenho esportivo podem consumir BCAA. O ideal é consumir antes e depois da atividade física.

Quanto de BCAA devemos consumir?

No que diz respeito à quantidade de BCAA que devemos consumir, não tem uma recomendação certa. Mas, de acordo com alguns estudos, as proporções mais indicadas são de 77 a 154 mg/kg por dia.

Qual o melhor horário para consumir BCAA?

Como dito antes, o melhor é consumir o BCAA antes e depois do treino. Antes, para melhorar sua performance durante o treino, e depois, para evitar que o corpo entre em estado catabólico e melhorar a recuperação pós treino. Mas é sempre bom consultar um nutricionista para ter a melhor indicação de acordo com a sua saúde.

É melhor consumir BCAA em pó ou em cápsulas?

Isso irá depender de gosto. Certas vezes, quando você precisa de consumir muitas cápsulas diariamente para obter a dose necessária, o BCAA em pó pode ser uma opção mais prática.

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Ah, vale lembrar que os suplementos de proteína (como a Whey Protein), já contêm uma boa quantidade de BCAA. Assim, se você toma whey depois do treino, por exemplo, não há necessidade de tomar o BCAA também. Nesse caso, vale consumir BCAA apenas antes de treinar! O ideal é consultar um nutricionista para saber as porções exatas de cada suplemento devemos utilizar.

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