Você conhece os benefícios da laranja?

Laranja


Propriedades da laranja

A laranja é uma fruta cítrica, de sabor que vai do doce ao levemente ácido, consumida normalmente crua e sem casca. Uma unidade tem cerca de 65 a 100 calorias e é fonte de vitamina C e de fibras, tanto solúveis como insolúveis. Além disso possui vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fósforo, sódio, enxofre e magnésio.

Benefícios da laranja para a saúde

Devido a todas as substâncias presentes na laranja, o seu consumo traz uma série de benefícios à saúde:

– Evita o escorbuto, uma vez que é rica em vitamina A.

– Evita a prisão de ventre e aumenta a sensação de saciedade, devido à sua grande quantidade de fibras.

– Combate radicais livres, nocivos ao organismo, já que contêm vários antioxidantes. Com isso pode prevenir uma série de doenças como o câncer e a aterosclerose, por exemplo.

– Auxilia no combate à anemia ferropriva, uma vez que a vitamina C presente na laranja aumenta a absorção de ferro no organismo.

– Auxilia na redução do colesterol alto, por ser rica em pectina, uma fibra solúvel que diminui a reabsorção do colesterol no intestino.

– Mantém a pele saudável e previne o envelhecimento precoce, já que a vitamina C participa do processo de formação de colágeno.

– Fortalece o sistema imune, também por conta de ser um dos alimentos ricos em vitamina C. Com isso, auxilia na prevenção e tratamento de gripes, resfriados e infecções.



Laranja emagrece?

Nenhum alimento por si só é responsável por uma redução de peso. Entretanto, se associado a uma alimentação balanceada, o consumo de laranja pode auxiliar no emagrecimento, uma vez que a fruta é muito rica em fibras, que aumentam a sensação de saciedade. Além disso, algumas pesquisas associam o consumo de vitamina C a valores de IMC mais baixos. O índice glicêmico da laranja, ou seja, a velocidade com que seu açúcar é absorvido pelo organismo, também é considerado baixo.

O bagaço da laranja e a casca de laranja devem ser consumidos?

A maior parte das fibras da laranja é encontrada no seu bagaço. Portanto, para garantir os benefícios dessas fibras, o ideal é sim incluir o bagaço no momento de consumir a fruta. Já a casca de laranja é riquíssima em flavonoides, que trazem muitos benefícios ao organismo. Para incluir a casca de laranja na alimentação, o ideal é comprar a sua versão orgânica, livre de agrotóxicos. Uma boa opção de como consumi-la é raspando-a em preparações doces e salgadas (como no tempero de carnes, bolos, purês etc.) ou preparando um chá de casca de laranja.

Algumas outras dicas importantes para o consumo da laranja:

  • Para escolher bem a laranja no momento de comprá-la, observe se a casca está uniforme e lisa. As mais pesadas são mais suculentas.
  • Prefira comprar e consumir laranjas que não estejam muito maduras, já que algumas de suas propriedades podem haver se perdido.
  • Quando a polpa da laranja entra em contato com o ar, a vitamina C se perde. Assim, só descasque a fruta quando for consumi-la e beba o suco assim que for preparado.
  • A acidez e o sabor da laranja favorecem o seu uso como tempero de carnes e aves. Experimente!

Veja aqui deliciosas receitas de bolo de laranja.


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