Por dentro dos benefícios da soja e seus derivados

soja

A soja é um grão que oferece muitos benefícios para o organismo, podendo ser consumida dentro de uma alimentação variada e equilibrada. Além de ser fonte de vitamina E, nutriente essencial para combater o envelhecimento precoce devido a sua ação antioxidante, a soja também é rica em fibras, que proporcionam maior sensação de saciedade e também estimulam a função intestinal. Ainda é fonte de cálcio, proteínas de alto valor biológico e lecitina de soja, importante para saúde do cérebro.

Também contém uma classe de fito-hormônios chamada de isoflavonas ou isoflavonoides. A isoflavona possui ação similar ao hormônio estrogênio, embora mais fraca, e tem sido amplamente estudada por poder ajudar a diminuir os sintomas da menopausa, como fogachos.

Alimento muito versátil e pode ser utilizada em diversas preparações. Além do grão, pode ser encontrada em outras formas, como:

  • Leite vegetal de soja
  • Chocolate de soja
  • Snacks
  • Cookies
  • Proteína de soja (para substituir a carne)
  • Proteína isolada de soja (como suplemento esportivo)

Os produtos de soja são uma alternativa saudável para quem não pode consumir leite de origem animal, seja por intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite.

PROPRIEDADES DA SOJA

A soja é considerada um alimento funcional, ou seja, além de oferecer nutrientes, como vitaminas e minerais, também tem propriedades que podem ajudar no tratamento de diversas doenças, como:

  • Antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.
  • Colabora para regular os níveis de colesterol sanguíneo.
  • Fornece proteínas de alto valor biológico, com todos os aminoácidos essenciais, que o organismo não é capaz de produzir.

BENEFÍCIOS DO LEITE DE SOJA

Uma das principais formas de consumo, é na forma de extrato vegetal, também conhecido como leite de soja. É uma alternativa ao leite de vaca e uma boa fonte de proteínas. Além de ser de fácil digestão, o leite de soja é naturalmente isento de colesterol e gorduras saturadas.

É indicado principalmente para pessoas alérgicas ao leite de vaca, com intolerância à lactose ou mesmo para quem é vegetariano. O leite de soja ainda é rico em isoflavonas.

BENEFÍCIOS DO TOFU

Uma das melhores formas de consumir a soja é na forma fermentada, como o tofu, também conhecido como “queijo de soja”.

É obtido a partir da prensagem e coagulação dos grãos, e conserva todos os benefícios da soja. Pode ser consumido de diversas maneira: grelhado, marinado, assado, ou em diversas receitas, como patês.

SOJA: CONTRAINDICAÇÕES

A soja pode desencadear alergias alimentares devido seu alto teor alergênico, por isso, deve ser consumida dentro de uma dieta variada e equilibrada, alternando seu consumo com outras leguminosas, como feijão, lentilha e grão de bico.

Além disso, como a maioria da soja presente no Brasil é transgênica, deve-se dar prioridade ao consumo do grão orgânico, produzido com sementes que não passaram por modificações genéticas.

HOMENS PODEM CONSUMIR SOJA?

Uma dúvida muito comum é se homens podem consumir soja, devido à presença das isoflavonas. O impacto do consumo da soja no sistema reprodutor masculino ainda não é bem esclarecido, mas acredita-se que o consumo esporádico não oferece riscos, por isso, é importante manter uma alimentação equilibrada e variada, evitando a ingestão excessiva.

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