Tire as suas dúvidas sobre o chá verde

benefícios do chá verde

A nutricionista da Natue, Carolina Arbache, conta tudo sobre esse tipo de chá. Confira os benefícios do chá verde para a saúde e tire todas as suas dúvidas a respeito desta bebida

Quais os principais benefícios do chá verde?

Carol: O chá verde é rico em catequinas, uma substância que tem poderosa ação antioxidante no organismo. Hoje em dia, é muito importante a presença de antioxidantes na dieta, pois eles neutralizam os radicais livres que são formados pela poluição, estresse, má alimentação, metais pesados presentes em diversos alimentos, cosméticos e utensílios de cozinha. O chá verde auxilia, ainda, na eliminação de toxinas do nosso corpo (detox), pois ele ajuda a eliminar metais pesados e radicais livres.

É verdade que o chá verde emagrece?

Carol: Sim, além de sua ação antioxidante, o chá verde é fonte de cafeína e, por isso, tem ação termogênica. Assim, ele acelera o metabolismo, aumentando a queima calórica. Diversos estudos científicos já mostraram a ação do chá verde no emagrecimento.

Há alguma contra indicação com relação ao consumo do chá verde?

Carol: Por ser fonte de cafeína, não é indicado o consumo de chá verde após as 18 horas (ou 5 horas antes do horário de dormir). Como qualquer fonte de cafeína, o chá verde não é indicado para hipertensos (pressão alta) ou quem tem gastrite. Além disso, não é indicado para quem tem problemas de tireoide.

Acredito que o excesso faça mal, pois apesar de todos os seus benefícios, o chá verde não deve ser consumido em excesso, assim como qualquer outro alimento. Lembrando que a variedade é o segredo de uma boa alimentação.

É verdade que o chá verde protege o coração?

Carol: Sim, por conta de sua atividade antioxidante, o chá verde ajuda a evitar que o LDL-colesterol (colesterol “ruim”) se oxide e forme placas que provocam o entupimento das veias. Além disso, algumas pesquisas mostram que ele pode melhorar o fluxo de sangue, evitando doenças como AVC (derrame cerebral).

O chá verde retarda o envelhecimento da pele?

Carol: Sim, o chá verde ajuda a reduzir os radicais livres que provocam danos às fibras de colágeno e causam o envelhecimento precoce da pele.

Chá verde protege contra o câncer?

Carol: Visto que os radicais livres estão relacionados com o câncer, e o chá verde pode neutralizar radicais livres, ele pode reduzir o risco do aparecimento de câncer sim. Estudos mostram, também, que ele pode reparar o DNA alterado pela exposição solar, responsável pelo câncer de pele.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.