Benefícios dos chás para diferentes ocasiões

Benefícios dos chás para diferentes ocasiões

No café da manhã, lanche da manhã, depois das refeições principais, no lanche da tarde, à noite e antes de dormir. Os chás são perfeitos para qualquer momento do dia, seja em um dia quente, para se refrescar, como em dias frios, para aquecer. 

Confira os benefícios dos chás, os diferentes tipos de preparo e a quantidade recomendada de consumo ao dia.

Benefícios dos Chás

É comprovado cientificamente diversos efeitos benéficos das ervas para a saúde, inclusive podem auxiliar em alguns tratamentos da diabetes, ajudar na perda de peso, reduzir o colesterol, além das propriedades antimicrobianas.

Abaixo listamos alguns motivos para você incluir os chás em sua rotina.

Digestão

As ervas que contribuem no processo digestivo, são perfeitas para o consumo 40 minutos após as refeições.

Estas ervas metabolizam as gorduras, tornando-as menores e mais fáceis de serem digeridas, aliviando os sintomas de indigestão e/ou possuem propriedades que estimulam a produção de fluidos intestinais e, desta forma, são capazes de estimular o processo digestivo. 

São elas: Boldo, Carqueja, Hortelã, Chá verde e Espinheira santa. 

Imunidade

Diversas ervas tem a capacidade de aumentar o número de linfócitos e ativar macrófagos, que são células importantes de defesa.

Apresentam ação antioxidante, que protegem as células do organismo contra os efeitos dos radicais livres e da radiação, que, se não forem combatidos, podem reduzir o sistema imune. 

Podem ser consumidas ao longo do dia, sempre distante das principais refeições. 

São elas: Gengibre, Ginseng, Chá Verde e Astragalus

Diuréticos

Os chás são ligeiramente diuréticos, já que aumentam a ingestão de água e, consequentemente, a produção de urina. 

No entanto, existem algumas plantas com ação diurética efetiva, capazes de estimular o corpo a eliminar a retenção de líquidos, ajudando a desinchar e reduzir a pressão arterial

O consumo é indicado ao longo do dia, evitando o consumo à noite. 

São elas: Dente de leão, Cavalinha e Hibiscus

Termogênicos

Os chás termogênicos, são aqueles que quando consumidos, aceleram o metabolismo, queimando mais gorduras. 

São indicados para quem busca emagrecimento, mas vale lembrar, que para obter o resultado esperado, devem ser associados bons hábitos alimentares e atividade física. 

O consumo pode ser no início da manhã, para aumentar a disposição e fornecer energia no pré-treino. 

São eles: Chá Verde, Laranja amarga, Matchá, Banchá e Chá mate. 

Relaxantes

Essas ervas possuem propriedades sedativas, calmantes, para aliviar tensões musculares

Contém antioxidantes, vitaminas e minerais que atuam no sistema nervoso, reduzindo estresse e a ansiedade. 

Devem ser consumidas no fim da tarde e início da noite para melhorar o relaxamento. 

São elas: Camomila, Capim limão, Jasmim, Maracujá, Lavanda e Valeriana. 

Tipos de preparo

Preparar um chá é algo muito simples, mas acreditem, muitos podem errar na forma de preparo e desta forma, não será possível aproveitar todos os benefícios que as ervas oferecem para a saúde. 

O que é desconhecido por muitos, é que existem 3 modos para o preparo das ervas. Os chás podem preparados como:

  • Infusão
  • Decocção 
  • Maceração

Infusão 

É o modo de preparo mais conhecido e utilizado, deve ser realizado com folhas e flores, ervas mais sensíveis e delicadas.

Basta aquecer a água até levantar fervura, desligar o fogo e somente neste momento acrescentar a erva, depois abafe por até 10 minutos, pode ser coado para retirar as folhas/flores para o consumo.  

Decocção

Esse método é utilizado com ervas mais duras, como raízes, caules e cascas

Deve ser levada a água ao fogo junto da erva, manter até levantar fervura e só então o fogo deve ser desligado. Logo após é preciso abafar por até 10 minutos. 

A decocção é utilizada para extrair princípios ativos de partes rígidas. 

Maceração 

É realizada com um almofariz e pistilo adicionado de um pouco de água. A extração dos princípios consiste em macerar as plantas, normalmente são suculentas e plantas que não podem ser cozidas. 

Saiba mais sobre os diferentes modos de preparo dos chás.

Qual a quantidade pode ser consumida ao dia?

Mesmo com diversos benefícios dos chás para a saúde, existe uma quantidade ao dia para o consumo dessas ervas, algo em torno de até 3 xícaras de chá ao dia.

Algumas pessoas ficam em dúvida sobre quantos ml tem uma xícara de chá já que existem diferentes tamanhos disponíveis no mercado, em média a capacidade é de 240 ml, no entanto não enchemos totalmente,  assim, consideramos 200 ml, ou seja, a sugestão geral é de 600 ml de chá ao dia.

Lembrando que os chás não devem ser adoçados, com açúcar, mel ou adoçantes, etc. 

Referências:

diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_qui_uem_valdilenedeoliveirasilva.pdf

diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_ufpr_bio_pdp_leonir_daniel.pdf

https://www.usp.br/espacoaberto/?materia=os-beneficios-do-cha-verde

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.