Benefícios da pipoca para o sono

Benefícios da pipoca para o sono

Benefícios da pipoca

A pipoca é um dos mais famosos snacks, principalmente para acompanhar uma sessão de filmes. Quando é feita sem óleo, sem açúcar e com pouco sal, torna-se uma opção de lanche saudável, sem excesso de calorias.

Derivada do milho, a pipoca é rica em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como o magnésio. Também é rica em polifenóis, o que determina sua ação antioxidante, combatendo os danos causados pelos radicais livres no organismo.

Por ser rica também em fibras, auxilia no bom funcionamento do intestino e do processo de digestão. Além disso, aumenta a saciedade e pode ser uma boa aliada no processo de perda de peso e para quem sofre com diabetes, colesterol alto e problemas cardiovasculares.

Juntamente com todos esses benefícios, a pipoca ainda conta com um aminoácido chamado triptofano em sua composição, e quando consumida antes de dormir, tem o poder de melhorar a qualidade do sono.

Pipoca e o sono

A pipoca é um alimento rico em um aminoácido chamado triptofano, que é precursor da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor responsável por regular hormônios e funções no organismo, como o sono, humor e o apetite.

Ao consumir a pipoca antes de dormir, há um estímulo na produção de serotonina, a partir do triptofano presente em sua composição. O sono então será regularizado e proporcionará uma noite tranquila e de qualidade, podendo até mesmo auxiliar no combate à insônia.

Além disso, por ser rica em fibras, garante que o esvaziamento gástrico durante a noite seja feito de forma lenta, evitando picos de insulina e fornecendo energia para o organismo de forma gradual, evitando o risco de ataques noturnos à geladeira por conta da fome.

No entanto, a escolha do preparo da pipoca é importante. Caso seja feita com muito óleo, manteiga e sal, o excesso de gordura e sódio trarão efeitos contrários, podendo atrapalhar a qualidade do sono e causar desconfortos. O ideal é optar pelo milho natural, orgânico e não transgênico e prepará-lo sem óleo.

Dicas

Para incrementar a pipoca, é possível adicionar temperos naturais, como a cúrcuma, ou temperos prontos com zero sódio. Também podem acompanhar bebidas como chás  de efeito calmante e até mesmo whey protein, garantindo uma refeição balanceada com carboidratos, gorduras, proteínas e fibras.

Consulte sempre um nutricionista para recomendação adequada de acordo com as necessidades individuais.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.