Cacau previne problemas intestinais

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A fruta cacau é de origem Sul Americana e famosa como a matéria-prima principal do chocolate. É um alimento funcional muito conhecido pelo seu potencial antioxidante no combate a radicais livres e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Cacau e microbiota

O cacau é rico em substâncias benéficas, como os polifenóis, e em especial, os flavonoides. Além disso, o cacau possui propriedades pré e probióticas, favorecendo as bactérias benéficas do intestino. Estudos revelaram que os benefícios do cacau para o intestino tem uma relação bidirecional, ou seja, os polifenóis do cacau beneficiam o crescimento de bactérias intestinais e as bactérias conseguem hidrolisar (quebrar) os polifenóis, aumentando a sua absorção pelo corpo.

O consumo do cacau de forma regular é capaz de equilibrar o ecossistema intestinal, potencializando o crescimento de bactérias benéficas e diminuindo a população de bactérias com potencial patogênico, inclusive em indivíduos com a síndrome do intestino irritável.



Benefícios do cacau: prevenção de problemas intestinais

Uso de medicamentos, alimentação desequilibrada, baixa resistência imunológica, disfunção hormonal e algumas doenças são os principais fatores relacionados a disbiose intestinal. A disbiose, além de possibilitar o desenvolvimento não saudável de alguns tipos de bactérias intestinais, podem ter relação com o aumento de infecções intestinais, entre outros problemas.

As modulações benéficas na microbiota intestinal pelo consumo de cacau, estão relacionadas com:

  • Melhor funcionamento intestinal e prevenção à constipação
  • Melhora a absorção de nutrientes da dieta
  • Renovação das células e estruturas intestinais, melhorando a tolerância alimentar e diminuindo ou prevenindo o surgimento de alergias
  • Diminuição de episódios e crises de diarreia e inflamações intestinais
  • Melhora o sistema imunológico, com benefícios na prevenção de doenças intestinais como colite e proteção contra a proliferação de células com potencial canceroso


Como usar cacau?

Embora o cacau seja a matéria prima do chocolate, nem todos os chocolates possuem grande quantidade de cacau em sua composição e ainda podem ter outros ingredientes prejudiciais à saúde, como gorduras trans e açúcar.

  • Procure por chocolates funcionais, estes produtos normalmente possuem maior porcentagem de cacau, além de não conter aditivos químicos e gorduras hidrogenadas. Também possuem versões mais saudáveis de açúcar, como açúcar de coco ou ainda adoçantes naturais, como a stevia.
  • Prefira chocolate amargo, mínimo de 50% de cacau, ao chocolate ao leite, esse tipo de chocolate tem mais cacau em sua composição.
  • O cacau em pó deve ser 100% cacau, é comum confundir cacau em pó com achocolatado, que possui açúcar em sua composição. Caso queira utilizar o cacau no lugar do achocolatado, opte por substitutos de açúcar mais saudáveis como açúcar de coco ou adoçantes naturais.



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