Conheça os melhores chás para combater ansiedade

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O acúmulo de tarefas, o ritmo frenético das informações, o estresse e a correria do dia a dia aumentam a sensação de ansiedade, que acomete cada vez mais pessoas. Somente na região metropolitana de São Paulo, 19,9% da população sofre de algum transtorno de ansiedade, segundo estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP. Para driblar esse distúrbio e evitar problemas de saúde, existe uma maneira fácil e acessível: apostar nos chás.
Há séculos os chás fazem parte das mais diversas culturas, tornando-se a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás somente da água. Além de hidratar o organismo, os chás atuam no sistema nervoso e podem ser utilizados para amenizar os sintomas da ansiedade, proporcionando sensação de relaxamento e bem-estar.

O QUE É ANSIEDADE?

ansiedade pode acometer qualquer um, principalmente perto de eventos, reuniões importantes e datas comemorativas. No entanto, em excesso a ansiedade é prejudicial à saúde e pode ser caracterizada como um distúrbio que compromete a qualidade de vida.

SINTOMAS DA ANSIEDADE

  • Compulsão alimentar
  • Insônia
  • Dores de estômago
  • Falta de ar
  • Dores musculares

ansiedade pode ser controlada através de diversos tratamentos, em casos mais graves o uso de medicamentos pode ser necessário, mas normalmente é possível amenizar os sintomas com terapia, meditação e até remédios naturais para ansiedade. Além disso, a prática de exercícios físicos e a alimentação podem ser bons aliados no combate à ansiedade, e nesse processo os chás podem ajudar de diversas formas, inclusive consumidos como parte do tratamento.

COMO TRATAR ANSIEDADE COM CHÁS?

Para quem procura calmantes naturais, existem diversos remédios à base de plantas que podem ser utilizados, chamados fitoterápicos, mas que ainda são considerados medicamentos e devem ser utilizados com acompanhamento profissional. O chá para ansiedade também pode ser um grande aliado, já que as plantas medicinais possuem os princípios ativos em forma mais branda, não oferecendo grande risco de toxicidade.

Mas não é qualquer chá que ajuda nesse processo, as ervas fontes de cafeína devem ficar de fora, pois podem agravar a ansiedade devido ao efeito estimulante, e aí entram o chá verde, o chá mate, o chá preto, o chá branco e os outros obtidos da camellia sinensis.

Preparar o chá é muito simples: quando feito com as folhas ou flores, é só aquecer a água até levantar fervura (mas não deixar ferver), verter a água sobre a erva e abafar por 10 a 15 minutos. No caso de cascas e caules, ferva a água, adicione a planta e ferva por 5 minutos. Depois desligue, coe e consuma quente ou frio.
O chá é um remédio natural para ansiedade e não deve ser adoçado para que sua ação terapêutica não seja prejudicada.



POR QUE CHÁS COMBATEM ANSIEDADE

De maneira geral, os ativos dos chás agem no sistema nervoso, diminuindo a ação de neurotransmissores excitatórios, além de agir melhorando a ação da serotonina ou GABA, neurotransmissores relacionados ao relaxamento e, consequentemente, ao controle fisiológico da ansiedade.
As plantas podem ter o mesmo efeito que os remédios para ansiedade, mas sem tanto efeito colateral associado. Por isso, converse com seu médico ou nutricionista sobre as possibilidades de tratamento com plantas medicinais como os chás.

MELHORES CHÁS PARA CONTROLE DA ANSIEDADE

Chá de camomila: famoso por ser um chá para controle da ansiedade, a camomila possui ação sedativa leve, ajuda a controlar a ansiedade e combater a insônia. Também é um bom chá para ansiedade na gravidez. É feito com as flores e pode ser consumido durante o dia e à noite, antes de dormir.

Chá de melissa: também conhecida como erva-cidreira, possui propriedades tranquilizantes, combate quadros leves de ansiedade, sem comprometer as atividades diárias ou aumentar a sonolência. Para fazer o chá, são utilizadas as flores. Pessoas com pressão baixa devem usar com cautela.

Chá de mulungu: pode ajudar a combater quadros leves de ansiedade, atuando como um suave calmante. Também melhora a qualidade do sono e combate a insônia. É feito a partir da casca da planta, que deve ser fervida com a água por 5 minutos. Depois basta coar e consumir quente ou frio.

Chá de valeriana: conhecida como chá para acalmar, a valeriana pode contribuir para a redução dos quadros de ansiedade, além de favorecer a melhora da qualidade do sono. O chá é feito com a raiz e o caule.

Chá de maracujá: ao contrário do que muitos pensam, é feito a partir da folha de maracujá e não do fruto, e tem ação calmante leve, controlando a ansiedade. O excesso pode causar sonolência, por isso é indicado consumir de uma a duas xícaras ao dia. Prefira adquirir a folha em farmácias ou lojas de produtos naturais que possuem procedência segura.

MELHOR FORMA DE CONSUMIR OS CHÁS

A forma de consumo não altera os benefícios das ervas. Depois de pronto, pode ser consumido quente ou frio por até 24 horas desde que armazenado de maneira adequada, preferencialmente em garrafa de vidro com tampa.
Os chás também podem ser utilizados no preparo de receitas, como os suchás, que combinam os chás com frutas, como: chá de camomila com abacaxi ou chá de melissa com maçã e hortelã.

CONTRAINDICAÇÕES DOS CHÁS PARA ANSIEDADE

Os chás para ansiedade podem ser oferecidos para crianças e idosos, sempre sem adição de açúcar e, nesse caso, diminuindo pela meta a indicação da quantidade de erva para o preparo. Por exemplo: se é indicado utilizar 2 colheres de sopa, use apenas uma. Já para gestantes não há problema em consumir o chá de camomila em quantidades moderadas. É importante apenas conversar com o médico ou nutricionista.
Pessoas que utilizam medicamentos antidepressivos devem evitar o consumo desses chás, pois podem causar depressão do sistema nervoso.

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