Chimarrão: conheça os benefícios da tradicional bebida sulista

Muito famoso pela cultura gaúcha, o chimarrão [ou mate] é servido como um hábito herdado pelas tradições indígenas quíchuas, aimarás e guaranis. Composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água morna, esta bebida, além de deliciosa, é rica em vitaminas C, D e do complexo B, e em sais minerais, como cálcio, manganês e potássio. Além disso, ela é uma ótima aliada ao combate dos radicais livres, por conter substâncias antioxidantes.

Chimarrão

Ah, quer mais alguns motivos para apostar nessa tradição gaúcha? O chimarrão auxilia na digestão, produz efeitos antirreumático, diurético, estimulante e laxante. Contudo, vale lembrar que ele não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é um estimulante natural, ok?!

Agora que já conhecemos os benefícios, vamos aprender a preparar um chimarrão tri bom?

RECEITA

Ingredientes:

Erva-Mate

Água quente

Modo de preparo:

Coloque erva-mate na cuia (instrumento usado por gaúchos, feito de porongo ou cabaça), de forma que a erva fique na lateral. Depois coloque a bomba (instrumento por onde se chupa o líquido) e ajeite a erva. Acrescente um pouco de água quente (não fervida, pois queima a erva) e volte a arrumar a erva. Em seguida, cubra a cuia com água quente, espere 5 minutos antes de beber para dar tempo da erva inchar.

Pronto! 😉

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.