A citrulina atua em importantes processos do organismo, é um componente do ciclo de excreção da ureia (tóxico para o organismo), ajudando na remoção de amoníaco e outras toxinas encontradas no sangue.
Encontrada nos alimentos, também pode ser consumida através de suplementos, trazendo benefícios tanto para performance, quanto no tratamento de algumas doenças.
O que é Citrulina?
A citrulina é um aminoácido produzido pelo organismo, sendo assim é conhecido por ser um aminoácido não essencial. A citrulina participa do ciclo da Ureia, junto à arginina e ornitina. Depois que ocorre a ingestão, a citrulina é transformada em arginina e é conduzida para os rins.
Como auxilia no Exercício Físico?
A suplementação de L- Citrulina aumenta a produção de óxido nítrico (NO), conhecida como uma substância , que tem uma importante função para:
- Regulação do fluxo sanguíneo
- Fornecimento de oxigênio
- Favorecer o crescimento muscular
- Acelerar a absorção de glicose das células do músculo durante o exercício
- Contribuir para a melhora da performance esportiva.
Um estudo mostrou que a suplementação ajuda no aumento da produção de energia aeróbia, com o aumento na taxa de produção de ATP muscular durante o exercício e maior recuperação da fosfocreatina. Sendo assim, reduz a fadiga e melhora resistência na pratica de exercícios.
Quais alimentos são ricos em Citrulina?
- Melancia (fornece em média 2,1mg citrulin/g por grama)
- Algumas variedades de melões e abóboras
- Legumes
- Carnes
- Nozes e amêndoas.
Os alimentos possuem citrulina porém em quantidades menores que na suplementação, que é forma mais eficaz para obter os benefícios.
Como tomar Citrulina?
A dosagem mínima que é recomendada é 3g, porém doses de 6g-8g mostram efeitos benéficos para a performance de atletas. A orientação sempre deve ser de acordo com objetivos, hábitos e características pessoais, sendo necessário um profissional da área da saúde para indicação individualizada.
Benefícios da citrulina:
- Impede o declínio do desempenho muscular
- Normaliza o metabolismo energético
- Reduz a fadiga e fraqueza muscular
- Melhora do desempenho Muscular.
Efeitos Colaterais
Apesar de não possuir efeitos colaterais concretos, deve ser utilizado conforme orientação do profissional da área da saúde para a utilização da suplementação.
Deixe um comentário