Citrus aurantium: diversos benefícios para saúde!

Citrus aurantium: diversos benefícios para saúde!

Citrus aurantium é uma planta medicinal originada na Ásia, também conhecida como laranja-azeda, amarga ou de Sevilha. É usada como medicamento pela Medicina Tradicional Chinesa ou como suplemento dietético fornecendo diversos benefícios, principalmente o de auxiliar na perda de peso.

A planta pode ser aproveitada inteiramente, sendo usadas suas folhas, flores, frutos e sementes para o consumo. Possui frutos arredondados com a casca grossa e amarga e contém a polpa muito ácida e suculenta, mais produzidos durante o outono e inverno.

Para que serve a Citrus aurantium?

Além de atuar no emagrecimento, tem ação calmante combatendo a insônia e ansiedade, antitérmica, antigripal, expectorante, cicatrizante, antibacteriana, antioxidante, laxante, diurética e usada no tratamento de problemas gástricos e respiratórios.

Benefícios da Citrus aurantium

A Citrus aurantium é rica em nutrientes como a vitamina C, potássio, fibras e substâncias antioxidantes.

As fibras são responsáveis pela regulação do trânsito intestinal e aumento da saciedade, diminuindo o apetite. Auxiliam também na diminuição da absorção de gorduras e carboidratos, equilibrando os níveis de colesterol e glicose sanguíneos.

A presença da vitamina C e flavonoides garante a ação antioxidante, neutralizando os efeitos de danos às células causados pelos radicais livres. Assim, contribui para retardar o envelhecimento, prevenir alguns tipos de doenças e auxiliar na eliminação de toxinas do organismo.

Na Medicina Tradicional Chinesa, a fruta é usada como estimulante da função gastrintestinal e tônico geral. A polpa é considerada tônica e alcalinizante, sendo benéfica para quem possui problemas hepáticos. Já a casca é a parte do fruto mais utilizada devido ao sabor e suas propriedades funcionais.

As folhas e ramos são usadas para produção de essências aromáticas e preparações sedativas, indicadas para pessoas nervosas e ansiosas. As flores também podem ser usadas como calmantes e têm ação antiespamódica.

Citrus aurantium emagrece?

Devido à presença de substâncias ativas chamadas aminas adrenérgicas (estrutura similar da sinefrina) em sua composição, principalmente na casca, o uso da planta pode ser um grande aliado na perda de peso. A sinefrina age no sistema nervoso central (SNC) e através de efeitos adrenérgicos, tem capacidade de aumentar o metabolismo e a quebra de gorduras, reduzindo o apetite e estimulando a queima de gordura corporal.

Além disso é capaz de proporcionar a redução da motilidade gástrica, ou seja, o tempo gasto no processo de digestão. Essa redução estimula uma menor ingestão de alimentos, que também resulta na perda de peso. No entanto, o uso deve ser feito com cuidado, já que produz efeitos negativos na pressão arterial e batimentos cardíacos.

Citrus aurantium: Posologia

Já que apresenta diversas formas no mercado, a dosagem varia de acordo com o produto e fabricante. No entanto não são recomendadas doses acima de 600mg por dia. O ideal é que o consumo seja feito por recomendação de um profissional habilitado.

Efeitos colaterais da Citrus aurantium

Os efeitos negativos que a Citrus aurantium podem causar são principalmente sobre o sistema cardiovascular, e são potencializados quando associados a outros compostos, como a cafeína.

São observados aumento na pressão arterial e nos batimentos cardíacos. Portanto, deve ser consumida com cautela por quem possui problemas cardíacos ou outras doenças específicas.

Deve-se atentar que quando usada como parte da composição de suplementos, pode estar associada a outros compostos que potencializam os efeitos colaterais, assim, a recomendação de uso deve ser feita por um profissional habilitado, médico ou nutricionista.

Onde Comprar Citrus aurantium?

Na Natue você encontra Citrus aurantium em cápsulas e outros produtos usados na medicina tradicional chinesa. Confira no site!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.