Clean Label: conheça esse novo conceito de produtos

Clean Label: conheça esse novo conceito de produtos

Atualmente, o consumidor se tornou mais exigente na busca por uma alimentação saudável, motivado principalmente pelo desejo de melhorar a qualidade de vida. Diante disso, surge uma nova classe de produtos, chamados de “clean label”.


O que é um produto clean label?

A tradução de “clean label” é rótulo limpo. Ainda não está totalmente claro o que os consumidores esperam de produtos considerados “clean label”, isso porque alguns consideram que estes devem ser produtos isentos de ingrediente que não sejam “naturais”, e que, portanto, serão facilmente compreendidos ao ler o rótulo, assim isentos de aditivos como: conservantes, acidulantes, aromatizantes, realçadores de sabor e corantes. Enquanto outros, associam os “clean label” com produtos mais “saudáveis”, sendo isentos de ingredientes que em excesso são prejudiciais à saúde como: gorduras, açúcar, sal e até glúten.

Mesmo com algumas divergências com relação as exigências do consumidor, de forma geral os produtos “clean label” são produtos com finalidade de passar mais claramente e com maior simplicidade as informações de sua composição aos consumidores, além de priorizar ingredientes naturais ou ainda que passaram por poucos processos para sua fabricação.

Opções de produtos clean label

Assim como qualquer novidade que aparece no mercado de alimentos, essa nova onda de saudabilidade pode ser uma grande oportunidade, já que aumenta a oferta de alimentos mais saudáveis para os consumidores.

Felizmente, já existem muitos produtos disponíveis com melhor qualidade nutricional, menos ingredientes e isentos de aditivos alimentares. O maior desafio, portanto, é deixar mais saudáveis os alimentos ultra processados.

Como escolher produtos clean label

Para escolher produtos clean label, é necessário que seja realizada a leitura do rótulo dos alimentos, dando foco à parte dos “ingredientes”. Os produtos clean label, serão os produtos que contenham pequena quantidade de ingredientes e ingredientes conhecidos, podem ser, ainda, produtos com apenas ingredientes naturais na sua composição.

É importante lembrar, que mesmo sendo um produto mais natural e consequentemente mais saudável, não deve ser consumido livremente. É necessário observar no rótulo, qual a porção do produto, para que seja consumido com moderação, seguindo a recomendação do fabricante.


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.