Comer porcaria a cada 3 horas ou ficar sem comer?

Dúvida:

É melhor comer a cada 3 horas, mesmo não sendo algo tão saudável, ou é melhor ficar sem comer?

(Enviada por Elaine Pedrosa, via Facebook)

hora_de_comer

NATUE RESPONDE:

Nunca devemos ficar mais de 4 horas sem nos alimentarmos, pois, além de deixar o metabolismo mais lento (o que é prejudicial até para quem quer emagrecer), esse período sem comida aumenta as chances de perda de massa muscular, já que os músculos são degradados para a produção de energia.

Além disso, o corpo entende grandes períodos de jejum como um grande estresse, elevando os níveis do hormônio do estresse: o cortisol. Quando ele se eleva, provoca diversos efeitos adversos como insônia, mudanças de humor, ganho de peso, redução da memória e baixa do sistema imunológico.

A dica é se programar e andar sempre com um lanchinho saudável para não ser pega de surpresa.

Snacks saudáveis

Os snacks são ótimas opções de lanchinhos saudáveis e equilibrados, que ajudam a suprir a fome entre as refeições e dar saciedade durante o decorrer do dia [veja opções de snacks saudáveis aqui!].

Benefícios de comer de 3 em 3 horas

  • Proporciona saciedade por mais tempo
  • Evita o excesso de comida nas principais refeições
  • Fornece mais energia durante o dia
  • Melhora o rendimento no trabalho e demais atividades diárias
  • Contribui para manter os níveis de glicemia normais
  • Evita sintomas como cansaço, apatia e falta de concentração, entre outros.

Opções de lanchinhos saudáveis, rápidos e práticos:

  • Biscoitos e bolachas: são ricos em carboidratos, ideais para o fornecimento de energia. Porém, deve-se evitar bolachas recheadas e açucaradas, dando preferência para os biscoitos saudáveis, como os integrais, uma vez que são ricos em fibras.
  • Barras de cereal: práticas e ideais para consumir nos intervalos entre as principais refeições. As barrinhas são ricas em fibras que regulam o intestino e contribuem para o aumento da saciedade.
  • Smothies: uma maneira prática de garantir os benefícios das frutas. Ricos em vitaminas e minerais essenciais, os smothies auxiliam no bom funcionamento do organismo, além de apresentar ação antioxidante, mantendo o equilíbrio corporal.
  • Nozes, castanhas, amêndoas, amendoim e macadâmia: ricos em vitaminas e minerais, possuem ação antioxidante, além de serem ricos em gorduras saudáveis, que contribuem para o bom colesterol, beneficiando a saúde cardiovascular.

 

Pensando na importância de realizar mais refeições durante o dia, a Natue preparou um box com uma seleção de lanchinhos para comer no intervalo das refeições e alimentos saudáveis para uma dieta saudável. SAIBA MAIS SOBRE O NATUEBOX AQUI!

 

Então, já sabe: nada de ficar em jejum!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.