Como aumentar a produtividade do Home Office

Como aumentar a produtividade do Home Office

Durante esse período de pandemia do Coronavírus, de acordo com a orientação da Organização Mundial de Saúde, as pessoas devem permanecer em isolamento em casa. Por isso, muitas empresas determinaram que seus funcionários cumpram a rotina de trabalho em Home Office. 

Isso não quer dizer que irá afetar o desenvolvimento do profissional, muito pelo contrário, um estudo realizado na China já mostrou que trabalhar de casa pode ser mais produtivo e mesmo longe dessa situação de risco, contribuir para a saúde do funcionário

Por isso, separamos dicas de como se adaptar ou aprimorar o seu Home Office.

Organize o seu ambiente de trabalho

Limpe e organize o seu ambiente, tire qualquer objeto que possa te distrair, organize de acordo com as suas necessidades e dê o seu toque, inclua plantas, objetos úteis e decorações que deixem o ambiente funcional e alegre

Estabeleça limites com os seus familiares

É importante que as pessoas que convivem com você compreendam os seus horários para não atrapalhar e contribuir com a sua rotina. Por isso, deixe claro: 

  • O horário que seu trabalho começa
  • Quando você faz pausas 
  • Quando o home office termina
  • E os assuntos que são relevantes para interromper esse período 

Estabeleça um horário

Caso tenha o horário livre para fazer as suas atividades, estabeleça uma rotina. Um horário para começo e fim, isso além de estabelecer uma meta para cumprir o trabalho, permitirá que você não se atrapalhe e inclua outras atividades de lazer em sua rotina. 

Esteja pronto no horário programado

Se você decidiu que seu expediente iniciará às 9:00h esteja nesse horário pronto para começar as atividades. Isso inclui:

  • Tirar o pijama e colocar uma roupa confortável 
  • Se tiver o costume de se exercitar antes do trabalho, meditar, fazer alguma aula online, tomar um bom café da manhã, se arrumar, ler isso deve ser mantido mesmo trabalhando em casa. 
  • Caso seja novo nessa rotina, considere incluir alguma atividade que te dê energia antes do expediente para começar o dia bem

Faça um cronograma

Seja na sua agenda ou no bloco de notas do computador, coloque todas as atividades que devem ser realizadas. Isso além de ajudar a manter o foco, também dará uma sensação de missão cumprida no final do expediente o que é importante para se manter estimulado. 

Faça pausas

Assim como trabalhando em uma empresa, em casa as pausas para tomar um café, beber água, comer um snack, ir ao banheiro ou até mesmo conversar também são importantes para se distrair um pouco, se for o caso aliviar a tensão e até ajudar com um algum bloqueio. Por isso faça pequenas pausas sempre que sentir necessidade. 

Mantenha contato com os companheiros de trabalho

Seja com o seu chefe ou com os colegas de trabalho, esse contato por e-mail, aplicativos ou ligação, é importante para além de mantê-los informados sobre os trabalhos, para evitar a sensação de solidão durante esse período, se socializar, oferecer e buscar ajuda caso seja necessário. 

Controle o uso das redes sociais

Principalmente nesse momento que enfrentamos, as redes sociais têm sido fontes de notícias falsas, alarmantes e geração de muita preocupação. Isso além de não contribuir para o seu foco no trabalho, pode gerar muito estresse também na vida pessoal. 

Por isso, procure fontes seguras de informação e acesse as redes sociais somente nos seus momentos de pausa do trabalho. 

Varie o ambiente de trabalho

Está um dia lindo lá fora e você tem uma área ou uma varanda legal? Aproveite que está em casa e transporte o seu escritório para lá. É importante e motivador você se sentir bem no seu ambiente de trabalho para ser produtivo! 

Referências:

https://nbloom.people.stanford.edu/sites/g/files/sbiybj4746/f/wfh.pdf

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

—————————————————————————————————————————————–

Revisado por Priscila Boaventura: Nutricionista registrada (CRN-3 44332) especializada em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional. Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-graduada pela Faculdade Método de São Paulo. Atualmente é responsável pelo conteúdo técnico dos sites Natue e Mundo Verde, em seu tempo livre, gosta de praticar artes marciais.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.