Como curar ressaca

Como curar ressaca

Exagerar nas bebidas pode trazer um inconveniente no dia seguinte, a ressaca, que pode se manifestar como dor de cabeça, enjoo, sensação de boca seca, entre outros.

Além disso, o álcool causa perda de diversos nutrientes no organismo, como vitaminas e minerais, além de causar desidratação, por isso, o primeiro passo é sempre aumentar o consumo de líquidos para repor essa perda, principalmente água, sucos naturais ou água de coco.

A reposição dos nutrientes também é essencial para minimizar os efeitos colaterais da bebida, e até diminuir o tempo de ressaca, favorecendo a eliminação do álcool do organismo.

Confira o que é a ressaca, principais sintomas além de dicas de como curar a ressaca.

Mas o que é a ressaca?

A ressaca é um mal-estar causado pelo excesso de bebidas alcoólicas, que pode surgir no dia seguinte e dependendo da situação do seu organismo pode se estender até 48 horas após a ingestão.

Os sintomas mais comuns são; sudorese, dor de cabeça, enjoo, vertigem e diarreia. Isso acontece já que o principal efeito do álcool é eliminar a água do organismo, então por consequência ocorre a desidratação.

Para melhorar o metabolismo do fígado, é importante ingerir uma boa quantidade de água, além disso, o descanso e alimentos leves como frutas, legumes e verduras são indicados. 

Como Curar a Ressaca?

Beba líquidos

As melhores opções são a água, água de coco e chás, principalmente o verde ou de hortelã. Os líquidos auxiliam na limpeza do organismo e revertem o quadro de desidratação. 

Evite energéticos

Muitas vezes os energéticos são misturados as bebidas alcoólicas, porém essa é uma péssima ideia. Os energéticos aumentam a tolerância do corpo em relação ao álcool, dando a falsa sensação de resistência, ocasionando o aumento do consumo e consequentemente depois, mais ressaca. 

Não fique sem comer

A alimentação, principalmente, longe de frituras e alimentos gordurosos, deve se manter presente, antes, durante e após a folia. Alimentos leves, como oleaginosas, saladas, frutas, legumes e grelhados são bem vindos para ajudar a evitar a ressaca. 

Consuma alimentos fonte de vitaminas

O álcool atrapalha a absorção de nutrientes. Estudos comprovam que uma ingestão alta de álcool pode estar ligada a baixos níveis de vitamina B, A, zinco e potássio.

Melhores nutrientes para curar ressaca

Colina: é uma vitamina importante para ajudar a eliminar as toxinas do fígado, e ainda melhora o processo cognitivo.

Magnésio: o consumo excessivo de álcool pode levar a perda de magésio e potencializar a ressaca, por isso, é importante repor o mineral perdido.

Vitaminas do complexo B: ajudam a eliminar o álcool do organismo, garantindo um efeito detox.

Vitamina C: ajuda a acelerar a eliminação do álcool do organismo.

Carboidratos: auxiliam na produção de energia, ajudando o organismo a processar e eliminar o álcool.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.