Como manter o peso sob controle?

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Artigo de especialista – Viviane Cacioli*

Para perder peso definitivamente, você precisa pensar a longo prazo. As dietas que proporcionam resultados em menos de duas semanas favorecem a perda de massa magra e não gordura, que é facilmente recuperada. Assim, a sensação que fica é que nenhuma dieta funciona. Pense grande, faça para sempre. Com o passar dos dias você verá que é fácil manter o peso sob controle e, em um futuro próximo, poderá desfrutar de vez em quando daquelas guloseimas que tanto gosta, sem perder o resultado adquirido.

DICAS

Economize nas calorias: ao substituir um lanche de pão francês por um lanche de 2 fatias de pão de forma integral ou light, você economizará 80 kcal no dia. Isso sem calcular o recheio do lanche, como trocar a maionese por queijo cottage ou até requeijão light.  Também substitua as preparações fritas por grelhadas. Um filé grelhado fornece 200 kcal, enquanto o frito passa para 310 kcal, sem ser empanado.

Diminua o peso excedente: a retenção hídrica deixa o corpo inchado, dando aquele aspecto “acima do peso”. Para impedir essa retenção, evite os alimentos que contenham muito sal, como embutidos e alimentos defumados (prefira os cozidos). Durante as refeições, suspenda a ingestão de líquidos. Para se manter hidratado, não se esqueça que ao longo do dia deve ingerir no mínimo 2 litros de água.

Ative o seu metabolismo: para que seu metabolismo funcione bem, coma de 3 em 3 horas. Assim, a queima de calorias será constante. Comece com o café da manhã e depois de 3 horas faça outra refeição pequena, logo terá o almoço e assim por diante. Apesar de muitas pessoas acharem que o carboidrato é o nutriente que engorda, ele é fundamental para a queima da gordura. Então, não deixe esse nutriente de lado, mas sempre coma em pequenas porções e de preferência integrais, como arroz integral, cereais matinais e pães ricos em fibras.

Intestino em ordem = emagrecimento eficiente: as fibras – presentes nas frutas, legumes e verduras e em alguns produtos i

ndustrializados – além de evitarem a total absorção das gorduras, ajudam no funcionamento do intestino, eliminando algumas toxinas. Para que os benefícios das fibras sejam alcançados é preciso da correta ingestão de água.

Portanto, para alcançar o emagrecimento EFICIENTE e com efeitos mais DURADOUROS, os principais pontos de uma boa alimentação são: moderação, variedade e equilíbrio.

*Viviane Cacioli é nutricionista especializada em nutrição esportiva.

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