Como prevenir e aliviar dores nas costas

Como prevenir e aliviar dores nas costas

Qualquer dor pode ser desconfortante, mas dor nas costas nos torna improdutivos, irritados, desanimado e se não tratado tende a piorar para lesões mais graves. Vamos ver como prevenir e aliviar as dores nas costas. 

Causa de dores nas costas 

Dores nas costas tendem a ocorrer devido a uma má postura. Na verdade esse é o ponto de partida!

Pode estar associadas a um problema congênito (quando a pessoa já nasce com desvio postural) ou devido a posições do dia-a-dia, como a forma que fica sentado, muito tempo no celular e até a posição na hora de dormir. 

Com o tempo essa má postura passa a se tornar natural, provocando desequilíbrios musculares e desalinhamento articular causando as dores. 

Porém não é só má postura que provoca dores nas costas, movimentos repetitivos e/ou alta sobrecarga pode provocar lesões na região causando fortes dores. 

Riscos de não cuidar das dores nas costas

Normalmente a dor e o desconforto são sinais de que algo está errado e, se não houver cuidado, pode evoluir para lesões mais graves como a hérnia de disco

Na coluna possuímos vértebras e entre elas o disco intervertebral. No núcleo do disco há uma substância gelatinosa (núcleo pulposo) e conforme movemos nossa coluna, os discos se ajeitam dando mobilidade e absorvendo o impacto.

Devido a falta de tratamento nesses desvios posturais, o disco se racha deixando vazar seu núcleo, que ao entrar em contato com a médula espinhal, provoca fortes dores, formigamento, perda de sensibilidade ou dormência, sintomas que podem variar de região dependendo do local lesionado (cervical, torácica ou lombar).

Tratamentos e prevenção

Se a sua dor já está frequente é bom procurar um médico ortopedista para examinar melhor. Muitas vezes o tratamento para esses casos é sessões de fisioterapia, RPG (Reeducação Postural Global), quiropraxia e claro, muito treinamento. 

Porém em casos mais graves é necessário cirurgias (espero que esse não seja o seu caso). Separamos alguns exercícios para prevenir e aliviar as dores nas costas:

Amplitude de movimento

Esse exercício é bom para alongar os músculos abdominais e aliviar tensões das vértebras por estar fazendo o movimento contrário do que ficamos no dia-a-dia. Realize o movimento bem devagar. 

Abdominal 

Um abdômen forte irá proteger melhor sua coluna além de ajudar a manter a postura, por isso exercícios abdominais são muito importante.  

Extensão de lombar

Nesse movimento é trabalhado os músculos eretores da espinha que são essenciais para uma coluna saudável e alinhada. Além de melhorar a postura irá evitar que alguma vértebra se desalinhe. 

Prancha

Um exercícios clássico e super recomendado que trabalha toda a região do CORE (abdômen, lombar e quadril), o exercício prancha aumenta a consciência corporal, fazendo você perceber se está ou não com uma postura errada. 

Alongamento isquiotibiais e glúteo

Separei esses dois alongamentos pois muitas pessoas que passam muitas horas sentadas acabam ficando com os isquiotibiais (músculos do posterior da coxa) e glúteos enrijecidos e encurtados, provocando fortes desvios posturais e dores na região lombar. 

Agora é com você, chega de sofrer com essas dores! Gostou? Compartilhe! 

Bons Treinos!

*Renato Santiago é bacharel em Educação Física, pós-graduado em Marketing e Administração Esportiva, personal trainer e fundador da Hora do Treino.

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