Como tratar e evitar o envelhecimento da pele

Como tratar e evitar o envelhecimento da pele

Você sabe o que é e como acontece o envelhecimento da pele?

O envelhecimento da pele pode ser causado por diversos fatores e hábitos, sendo divido em intrínseco (processo natural do tempo) e o extrínseco (causada por fatores ambientais que interagem com a pele, como hábitos alimentares e de vida). O mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.

Envelhecimento natural

O envelhecimento cronológico acompanha o processo de degeneração natural do corpo e não tem relação com fatores ambientais.

Com o passar do tempo, as células diminuem sua capacidade de renovação, reduzindo a produção das fibras de colágeno e elastina. Consequentemente, a pele perde elasticidade e se torna mais fina e flácida, perdendo firmeza e tonicidade, passando a apresentar rugas.

Fatores Ambientais

Outros fatores que influenciam para o envelhecimento da pele são os relacionados à produção de radicais livres, como alimentação, tabagismo, consumo exagerado de álcool e estresse.

A pele reflete os efeitos da passagem do tempo e sua aparência estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida escolhido.

Alguns dos fatores ambientais são:

  • Alimentação: uma dieta não balanceada, sem presença de vegetais e açúcar em excesso;
  • Tabaco: o calor da chama e o contato da fumaça com a pele provocam a perda de elasticidade cutânea. Reduz o fluxo de sangue da pele, o que pode contribuir para a formação de rugas, além de dar à pele uma coloração amarelada;
  • Álcool: estimula a formação de radicais livres, a exceção do vinho tinto que, se consumido moderadamente, tem ação antioxidante, pois é rico em flavonoides e em resveratrol;

Os radicais livres são causados pela alimentação, exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo, dentre outros. Acredita-se que estes provocam um estresse oxidativo celular, degradando o colágeno e acumulando elastina, que é uma característica da pele fotoenvelhecida. Mas o que é o fotoenvelhecimento?

Fotoenvelhecimento

Esse processo de envelhecimento é diferente do natural, e ocorre em peles que foram cronicamente expostas ao sol e a radiação UV.

Ao entrarem em contato com a derme e penetrarem, os raios ultravioletas provocam quebra nas fibras de colágeno, na juventude a pele consegue corrigir naturalmente essas alterações, já na maturidade não é mais possível reverter os danos.

Com o passar do tempo, a pele incorretamente reconstruída forma rugas, podendo apresentar também manchas acastanhadas.

Vale lembrar que os efeitos provocados pela exposição ao sol são cumulativos.

As características da pele envelhecida naturalmente apresentam textura mais lisa, ligeiramente atrofiada, com rugas discretas e sem manchas, a pele fotoenvelhecida tem superfície mais áspera e espessa, repleta de manchas e de rugas acentuadas.

E como tratar?

A prevenção é a melhor opção para o envelhecimento precoce da pele, no entanto existem alguns tratamentos que podem ajudar a retardar o envelhecimento.

Cremes antienvelhecimento conseguem atenuar e até mesmo melhorar os sinais do envelhecimento da pele, porém é incapaz de reverter todos os sinais de alterações da pele.

Os tratamentos mais procurados são aqueles que apresentam resultados em um curto espaço de tempo, e estes incluem lasers, luz intensa pulsada, terapia fotodinâmica, preenchimentos à base de ácido hialurônico, toxina botulínica, peeling químico, radiofrequência e procedimentos de dermoabrasão.

Como retardar o envelhecimento da pele?

Adotar um estilo de vida saudável, com o controle do estresse, a prática de exercícios físicos e alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras (alimentos com minerais e vitaminas antioxidantes) dentre outros alimentos antioxidantes, são práticas que, ao lado da proteção solar diariamente (uso de protetor solar, óculos de sol, boné, sombrinhas, etc.), contribuem para prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Confira algumas dicas:

  • Evite fumar e o consumo em excesso de álcool;
  • Proteja a pele do sol todos os dias, mesmo em dias de frio ou chuva, não apenas no rosto, mas em toda a pele que não esteja coberta, em caso de exposição prolongada produto deve ser reaplicado e quando necessário;
  • Se atente aos horários de maiores radiações solares e sol forte, fique na sombra e complemente o protetor com óculos, roupas e chapéus apropriados;
  • Beba no mínimo 2 litros de água por dia, pois ela ajuda a hidratar o organismo e facilita a eliminação de toxinas pelo corpo;
  • Limpe a pele duas vezes ao dia, no mínimo. O acúmulo dos resíduos de suor, da poluição, da maquiagem e de outras substâncias pode provocar a obstrução dos poros e o surgimento de rugas;
  • Usar sempre um demaquilante e não durma sem remover a maquiagem. O hábito de dormir com maquiagem obstrui os poros e impede a pele de respirar, provocando oleosidade e envelhecimento precoce;

Além dessas dicas, vale ressaltar que é importante associar com uma alimentação saudável e balanceada com nutrientes antioxidantes. E procurar um profissional de saúde para qualquer eventualidade é essencial, e neste caso o dermatologista saberá como te ajudar.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.