Como usar óleos essenciais

Como usar óleos essenciais

Os óleos essenciais são produzidos a partir da extração de plantas, como folhas, flores e raízes.

Esses óleos são concentrados e compostos por uma mistura complexa de substâncias químicas naturais, onde cada composição possui um tipo de princípio-ativo diferente, por isso cada óleo tem uma indicação diferente. São usados na aromaterapia para gerar bem-estar físico e emocional.

Formas de uso dos óleos essenciais

São diversas as maneiras de uso dos óleos essenciais para fins terapêuticos. Veja abaixo algumas técnicas para utilizar os óleos:

Inalação:

Pode ser considerado o modo mais seguro para utilização dos óleos essenciais. Existem dois tipos de inalação. A direta, que costuma ser usada no tratamento de problemas específicas do sistema respiratório, onde o óleo essencial pode ser colocado em vaporizador de ambiente à quente, inalador de máscara ou lenço.

E a inalação Indireta, que pretende lidar com a parte psicológica, é feita com difusor ambiental (réchaud) de vela, lâmpada ou à frio. Cada óleo essencial terá uma dosagem específica.

Banho:

O óleo essencial pode ser colocado no banho de imersão em banheira, com a água em torno de 30°C. Também pode ser usado para escalda-pés, e o período de permanecia deve ser de até 10 minutos.

Os banhos aromáticos podem ajudar no relaxamento, a tratar dores musculares ou alterações das vias respiratórias.

Compressas:

São indicadas para regiões específicas do corpo, podem ser quentes ou frias. As compressas frias são mais usadas em casos de inchaços e dores de cabeça. E as compressas quentes são indicadas para cólicas, dores de ouvido e musculares.

É indicado de colocar as gotas de óleo essencial em uma bacia com 50ml de água e vá molhando a compressa e aplicando no local.

Massagem:

A massagem associa os benefícios da massagem e os benefícios dos óleos essenciais. Proporcionam alivio do estresse, e ainda estimula da circulação sanguínea e promove relaxamento muscular.

Ideal que o óleo essencial seja diluído em óleo vegetal próprio para essa finalidade.

Contraindicações dos óleos essenciais:

O uso dos óleos essenciais deve ser feito com cautela por gestantes ou pessoas com problemas de saúde. Também não deve ser aplicado sobre a pele com algum ferimento.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.