Confira como aliviar o enjoo na gravidez

Gravidez

Enjoo e náuseas são sintomas comuns durante a gestação, especialmente no início da gravidez. Os mecanismos que fazem com que as gestantes enjoem ainda não é totalmente esclarecido. O que se sabe é que parece haver uma relação entre os hormônios e enjoos. Durante a gestação, principalmente nos primeiros três meses, há uma grande produção do hCG (gonadotrofina coriônica humana). Alguns estudos mostram que quanto maiores os níveis de hCG no sangue, maior a incidência de enjoos e náuseas durante a gravidez.

O período do dia com maior frequência de enjoo pode variar de mulher para mulher, mas é comum ter mais náuseas pela manhã, ao acordar. As náuseas podem vir acompanhadas de vômitos ou não.

 


Enjoo faz mal para o bebê?

Normalmente, os enjoos não indicam nenhum problema na gestação e desaparecem sem nenhuma intervenção. Em casos mais raros, o enjoo e os vômitos podem ser tão fortes e frequentes que a gestante não consegue ingerir praticamente nada. Trata-se da hiperêmese gravídica, que atinge cerca de 1,5% da população e exige cuidados médicos para que não ocorra deficiências nutricionais na mãe e no bebê.

 

Como melhorar o enjoo na gravidez?

Algumas medidas tendem a minimizar o desconforto na gravidez:

  • Não ingira grandes volumes de líquido de uma vez. Beba pequenas quantidades, várias vezes ao dia.
  • O mesmo vale para os alimentos. Faça mais porções com menos quantidade de alimentos em cada uma delas.
  • Não fique muitas horas sem comer.
  • Evite alimentos muito condimentados, gordurosos ou picantes.
  • Para evitar enjoos matinais, experimente comer um biscoito seco (do tipo água e sal) logo ao acordar, antes mesmo de levantar da cama.
  • Algumas mulheres podem sentir alívio ao chupar gelo.
  • Gengibre e limão também são alimentos que normalmente melhoram o incômodo.
  • Evite deitar logo depois de comer.
  • Se possível, evite cozinhar quando estiver enjoada. Os aromas do preparo tendem a piorar o quadro.
  • Observe os “gatilhos” que disparam o seu enjoo. Podem ser perfumes, andar de carro e até mesmo ruídos.
  • Evite a fadiga intensa. É possível manter-se ativa, mas o ideal é não exagerar nesse período.
  • Suplementos de vitamina B6 podem ajudar a combater os enjoos, converse com seu médico ou nutricionista.

A melhor notícia é que o enjoo vai passar. Tenha paciência, siga as dicas acima e aproveite a sua gravidez, pois esse momento é único!


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