Conheça os alimentos anti-inflamatórios

Conheça os alimentos anti-inflamatórios

As constantes agressões que o nosso corpo está exposto pode influenciar o bom funcionamento do nosso organismo.

Fatores como: stress, cigarro, noites mal dormidas e especialmente uma alimentação rica em alimentos ultraprocessados pode resultar em cansaço, inchaço, alergias, artrite, obesidade, celulite e até depressão.

A alimentação pode ter papel essencial na prevenção e tratamento de doenças, além de fortalecer o sistema imunológico para combater os radicais livres e os sintomas causados por essa exposição a esses fatores.


Melhores alimentos anti-inflamatórios

Açafrão

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra é um dos melhores alimentos anti-inflamatórios que seu conhece. A curcumina, responsável pela cor do açafrão, pode inibir a produção e a atividade de importantes enzimas envolvidas na resposta inflamatória. Para aproveitar melhor seus benefícios, indica-se que coloque apenas ao final das preparações, evitando exposição excessiva ao calor.

Ômega-3

Presente na linhaça, nozes, chia e principalmente nos peixes, esse nutriente além de ter função anti-inflamatória, ajuda no controle do colesterol, o que previne diversas doenças cardíacas. Caso o consumo alimentar não seja suficiente para suprir as necessidades diárias, é indicado o uso de suplementos

Probióticos

São bactérias “do bem” que recompõe a microbiota intestinal, estimulando a ação do sistema imunológico, além de melhorar a digestão e absorção de nutrientes. Eles estão nos iogurtes, leites fermentados e no kefir.

Frutas Vermelhas

São ricas em substâncias com ação antioxidantes, que combatem os radicais livres. Podem ser consumidas em sucos, smoothies ou até puras. Ótimas opções de frutas vermelhas são: morangos, framboesa, mirtilos e amoras.

Abacate

É rico em gorduras boas, que ajudam no controle do colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares, além disso, é fonte de uma substância que auxilia no controle do cortisol, hormônio relacionado ao estresse. Pode ser consumido puro, na salada, com mel, em shakes, entre outros.


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