Conheça os alimentos ricos em proteínas

alimentos com proteina

O que são alimentos ricos em proteínas?

Os alimentos ricos em proteínas, também chamados de alimentos proteicos, são aqueles que fornecem aminoácidos essenciais que o organismo não produz e, por isso, devem ser obtidos pela dieta. Os aminoácidos são ligados em cadeia para formar as proteínas, e podem ser tanto de origem animal quanto vegetal.

Benefícios dos alimentos com proteínas

As proteínas participam de diversos processos biológicos, como estrutura de tecidos, tendões, músculos, unhas e cabelos, síntese de enzimas e hormônios, produção de anticorpos, coagulação sanguínea e transporte do oxigênio pelo sangue.

Além disso, o seu consumo, quando aliado à prática de atividade física, auxilia na queima de gordura e ganho de massa muscular, já que as proteínas atuam na reparação muscular após o exercício.

Alimentos ricos em proteínas: tabela

Conheça os principais alimentos ricos em proteína e a quantidade ideal para serem consumidos:

tabela

Alimentos proteicos emagrecem?

Os alimentos proteicos favorecem o ganho muscular e a queima de gordura, além de promoverem a sensação de saciedade, colaborando para o controle da fome e, consequentemente, para a perda de peso. Seu consumo deve estar associado a bons hábitos alimentares e também à prática de atividade física.

Dieta hiperproteica

Esse tipo de dieta prioriza o consumo de alimentos ricos em proteínas, que devem estar presente em maio quantidade do que os alimentos fonte de carboidrato.

É importante salientar que uma dieta constituída apenas por proteínas ou com um valor proteico extremamente alto não é saudável, pois pode comprometer a função renal e hepática, além de não cumprir seu papel de construção muscular, quando separada do carboidrato.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!

SHOPPING NATUE

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.