Conheça os benefícios do hambúrguer de quinoa

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Artigo de Especialista – Natalia Soares*

Uma ótima opção sem glúten para o seu almoço ou jantar é o hambúrguer de quinoa, feito à base desse grãozinho rico em proteínas e com nove aminoácidos essenciais.
Além de ser riquíssima em fibras e dar saciedade por mais tempo, a quinoa pode prevenir a pressão alta, a diabete e o ganho de peso. Também contém ferro, magnésio, manganês e vitamina B12. Já a semente de girassol, presente nesta receita, é fonte de gorduras boas e vitamina E.

Hambúrguer de quinoa

Ingredientes:
– 50 gramas de quinoa mista
– 20 gramas de cebola cortada em cubinhos (meia cebola)
– 10 gramas de semente de girassol
– Folhas de tomilho
– 10 gramas de farinha sem glúten (1 colher de sopa rasa)
– Sal
– 1 colher de azeite 

Modo de preparo:
Cozinhe a quinoa em água, deixando-a um pouco durinha para que os grãos não desmanchem. Se necessário, escorra a água. Reserve.
Em outra panela, doure a cebola e o alho em um fio de azeite. Dilua a farinha sem glúten em meia xícara de chá com água fria e misture com a cebola e o alho, mantendo no fogo até fazer uma massa homogênea. Desligue o fogo.
Adicione a quinoa já cozida, a semente de girassol, as folhinhas de tomilho e o sal. Misture bastante todos os ingredientes. Espere esfriar a massa e faça em formato de hambúrguer. Doure em um frigideira antiaderente e sirva com legumes no vapor.

Tempo de preparo: 40 minutos

*Natalia Soares é nutricionista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e técnica em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



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