Conheça os malefícios do açúcar para saúde

açucar engorda





VEJA OS IMPACTOS CAUSADOS PELO EXCESSO DE AÇÚCAR:

O açúcar está relacionado à diversas alterações no metabolismo, inclusive à deficiência de alguns nutrientes. Conheça os principais problemas causados pelo açúcar e como evitá-los.

AÇÚCAR ENGORDA E CAUSA DIABETES

O excesso de açúcar no sangue é uma das principais causas de diabete. O alto consumo de açúcar pode, em longo prazo, comprometer a função do pâncreas, responsável pela secreção de insulina.

O excesso na liberação de insulina pode comprometer a sensibilidade das células, fazendo com que a insulina não execute sua função adequadamente, aumentando a glicemia (o açúcar no sangue). Como consequência, pode gerar obesidade, elevação da gordura visceral e diabetes.

 

DOR DE CABEÇA E ENXAQUECA

Excesso de açúcar pode causar dor de cabeça pois os níveis glicêmicos sofrem muita oscilação com seu consumo elevado. Por ser absorvido rapidamente, o açúcar estimula a liberação de uma grande quantidade de insulina para equilibrar os níveis sanguíneos. Como consequência, há uma queda brusca na glicemia. Esse processo é conhecido como hiperglicemia e hipoglicemia.

A hipoglicemia causa aumento da produção de catecolaminas, que eleva a temperatura corporal, a frequência cardíaca, irritabilidade e produção de prostaglandinas, que causam vasodilatação e, consequentemente, dores de cabeça.

AÇÚCAR CAUSA ESPINHAS?

O açúcar é um dos principais alimentos que causam espinhas no rosto, pois provoca produção exagerada de insulina, que libera hormônios androgênicos, como a testosterona, e estimulam as glândulas sebáceas, favorecendo o aparecimento de acne.

AÇÚCAR GERA DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS

A ingestão do açúcar gera eliminação de cromo, fazendo com a vontade de comer doce aumente. O cromo é um mineral que melhora a sensibilidade da insulina nas células, permitindo a entrada de glicose nas células para utilização ou estocagem.

Com a deficiência de cromo, a ação da insulina fica comprometida, prejudicando a entrada de glicose nas células. Dessa forma, o cérebro entende que o corpo está ficando sem energia, e gera a compulsão por doces.

Por isso, o ideal é optar pelo consumo de frutas ou doces sem açúcar. É possível encontrar uma grande variedade de chocolates funcionais e outros doces tradicionais elaborados de maneira mais saudável.

ENVELHECIMENTO DA PELE

O excesso de açúcar causa envelhecimento precoce da pele, já que, além de ser rico em calorias e pobre em nutrientes, gera aumento de espécies reativas de oxigênio (EROs) – radicais livres causadores do estresse oxidativo. Os EROs promovem uma reação na qual o açúcar se liga às proteínas de sustentação da pele, como colágeno e elastina, impedindo que as células consigam realizar suas funções, causando endurecimento e degradação dos tecidos de suporte da pele e danos nas fibras dérmicas, levando ao aparecimento de rugas e flacidez.

COMO DIMINUIR O CONSUMO DO AÇÚCAR

Além de diminuir a adição de açúcar refinado nas preparações e reduzir a ingestão de doces, é preciso atenção aos rótulos dos alimentos, pois o açúcar pode estar escondido com outros nomes: dextrose, frutose, xarope de glicose, xarope de milho, xarope de milho rico em frutose (HFCS) e açúcar invertido.  Se necessário, opte por opções mais saudáveis de açúcar, como açúcar mascavo ou açúcar de coco.

 

 


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.