Conheça os melhores chás para diabetes

O diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento crônico da glicemia, nível de glicose no sangue, devido à falta ou incapacidade do hormônio insulina em agir de maneira adequada. O diabetes mellitus descompensado pode resultar em diversas complicações renais e cardiovasculares e, por isso, a doença deve ser tratada por meio de dieta adequada e remédio para diabetes, quando necessário. Os chás para diabetes também podem ser grandes aliados no controle do diabetes, contribuindo para o seu tratamento.

Como os chás para diabetes atuam?

Os chás para diabetes não promovem a cura do diabetes tipo 2, no entanto, podem contribuir para o controle da doença, atuando como um remédio natural para diabetes. As ervas para diabetes são ricas em fitoquímicos, substâncias vegetais como os flavonoides, que podem exercer diversos benefícios, incluindo o controle da glicemia e a melhora da captação da glicose.

O chá de carqueja possui sabor amargo, mas é cheio de benefícios para o tratamento do diabetes. Tem ação vasodilatadora e promove o bom funcionamento do sistema circulatório e hipoglicemiante, ou seja, pode baixar o nível de glicose no sangue.  Além disso, é digestivo, diurético, ajuda a baixar a pressão arterial e é um excelente remédio natural para o fígado.

O uso de pata de vaca para diabetes é amplamente pesquisado por conta de seus efeitos antidiabéticos e hipoglicemiante. A pata de vaca tem ação similar à insulina, o hormônio responsável pela captação de glicose e, por isso, é um remédio natural para diabetes. Na preparação do chá é importante usar a folha da pata de vaca (Bauhinia forficata L.) e consumi-lo em jejum ou antes das principais refeições.

A erva mate também ajuda a diminuir os níveis sanguíneos de glicose de duas maneiras diferentes: inibindo a produção de glicose no fígado e diminuindo a atividade do receptor de glicose no intestino, sendo assim, a absorção é bem menor.

O chá de camomila, quando consumido diariamente, reduz o nível de glicose no sangue e inibe a atividade de enzimas envolvidas em complicações decorrentes do diabetes.

Além dos benefícios do chá de hibisco para pressão arterial e perda de peso, a planta também pode ser utilizada como chá para diabetes, já que melhora a resistência à insulina – a incapacidade do hormônio agir adequadamente – ajudando a normalizar os níveis de açúcar no sangue. 

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.