Conheça os tipos de termogênicos naturais

Conheça os tipos de termogênicos naturais

A busca por dietas para emagrecimento sempre são mais procuradas, principalmente após as festas de fim de ano e com a chegada do verão. Um dos termos mais procurados é “termogênicos”. 

Entenda o que são alimentos termogênicos, para que servem, quais são os termogênicos naturais, além das contraindicações.

O que são e para que servem os alimentos termogênicos?

Os alimentos termogênicos são aqueles capazes de acelerar o metabolismo, aumentar o gasto calórico e elevar a temperatura do corpo, promovendo, a queima da gordura corporal.

Como alteram o metabolismo e normalmente os batimentos cardíacos, os termogênicos promovem a vasodilatação, ou seja, ocorre o alargamento dos vasos, o que permite maior circulação do sangue em maior quantidade e velocidade, transportando de maneira mais eficiente os nutrientes necessários para que você mantenha a energia durante os exercícios.

Porém, para que fique claro, apenas o consumo de um alimento não é capaz de emagrecer, não existe um alimento milagroso, como alguns procuram. Quem deseja eliminar gordura também precisa balancear a dieta e praticar exercícios físicos.

Associar uma alimentação balanceada, com alimentos termogênicos com exercícios físicos é o “segredo” para obter um emagrecimento eficaz e um estilo de vida saudável. 

Quais são os alimentos termogênicos?

Pimenta vermelha: fonte natural de capsaicina, substância conhecida por aumentar a temperatura corporal e metabolismo, eleva até 20% da atividade metabólica, além de reduzir o processo inflamatório. 

Chá Verde e o Matchá: ambos são feitos a partir da planta Camellia sinensis. Contém substâncias termogênicas, como cafeína, L-Teanina e as catequinas que atuam fornecendo energia extra para os treinos, promovendo concentração e a aceleração do metabolismo. Também possui ação diurética e por ser rico em substâncias antioxidantes, evitam a ação destrutiva dos radicais livres.

Guaraná e Café: fonte natural de cafeína, uma substância termogênica, ajuda a acelerar o metabolismo, reduzir a sensação de fadiga, inibir o sono e promover um estado maior de atenção. Porém, para usufruir desse benefício, o cafezinho tão tradicional no hábito brasileiro, não deve ser adicionado de açúcar na preparação e também é necessário dosar a quantidade diária. Consuma com moderação. 

Contraindicações

Os termogênicos também podem ser encontrados encapsulados, isolados ou compostos, mas mesmo considerados naturais, todos devem ser consumidos de acordo com a orientação do médico e nutricionista, pois há contra indicações em casos de algumas doenças degenerativas, como hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras.

Referências:

https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/conheca-os-termogenicos-naturais-alimentos-que-podem-auxiliar-no-gasto-energetico/

sys.facos.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/12

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.