O que a cor da urina pode dizer sobre a hidratação do corpo

O que a cor da urina pode dizer sobre a hidratação do corpo

Já olhou para o seu xixi hoje? Saiba que é muito importante ficar atento a cor da urina para balancear a nossa ingestão de água, ela diz se a hidratação do corpo está adequada ou se está insuficiente, indicando desidratação. Neste artigo vamos te explicar como a urina é formada, quais são as possíveis cores da urina e a relação com a hidratação. Está curioso? Então vamos lá.

Do que é feita a urina?

A urina (ou o xixi) é um liquido eliminado pelos rins e é um dos principais veículos de excreção das substâncias desnecessárias para o organismo. A eliminação da urina também é responsável pelo controle de volume de água e concentração de minerais, colaborando para o equilíbrio corporal.

A urina deve ser composta por 95% de água, 2% de ureia e 3% de nutrientes variados em pequenas quantidades. A água facilita o trabalho dos rins porque dilui os compostos que devem ser eliminados.

Os rins são órgãos de extrema importância e filtram 2 mil litros de sangue por dia. Neste processo, parte dos compostos do sangue é filtrado, reabsorvido e assim os rins selecionam o que deve ser eliminado ou não. De 2 mil litros, cerca de 1,5 a 2,0 litros formam a urina que será eliminada.

Por que preciso me atentar a cor da urina?

A urina pode ter diversas cores, inclusive em um único dia. É comum que o primeiro xixi do dia seja mais escuro, concentrado, afinal você passou a noite inteira sem beber água e está desidratado.

Dependendo da sua ingestão de água durante o dia, o xixi tende a clarear ou continuar escuro. Quando a urina está concentrada, os rins têm mais dificuldade para filtrar as toxinas e assim grande parte fica retida.

O acúmulo constante de toxinas e sobrecarga no trabalho dos rins, podem favorecer o surgimento de alguns problemas de saúde, tais como:

Mas a ideia é você perceber a coloração e ajudar seus rins a trabalharem sem esforço, bebendo mais água.

Qual a cor de urina adequada?

As principais cores de urina são:

  • Transparente: se a ingestão de água está exagerada, a urina sairá da cor da água que bebeu. Não há nada de errado nisso, porém quando ocorre um aumento exacerbado na frequência urinária incolor é importante consultar um médico, esse quadro é comum na diabetes
  • Amarelo muito claro: essa é a cor mais recomendada, quando a sua hidratação está na medida certa e os rins trabalhando perfeitamente
  • Amarelo intenso, mas não tão escuro: indica que a ingestão de água está insuficiente e seus rins estão com dificuldade para trabalhar, mas calma, aumente a ingestão de água e observe o que acontece na próxima ida ao banheiro
  • Amarelo escuro/Cor de mel: aponta desidratação intensa, é necessário beber muito mais água e evitar atividades que o façam suar para evitar maior perda de água

Se a sua urina apresentar cor alaranjada, rosada/avermelhada, acastanhada, azulada ou esverdeada, é ideal que procure um médico para uma melhor avaliação e diagnóstico.

O mesmo vale para a presença de espuma na urina ou desconforto e dor ao urinar.

Como manter a hidratação do corpo?

Beber água é extremamente importante para ajudar nossos rins e todos os outros órgãos funcionarem adequadamente, mas se você esquece ou acha sem graça, aqui estão algumas dicas:

  • Leve uma garrafinha de água na bolsa e mantenha sempre à vista
  • A água aromatizada é uma opção para aqueles que precisam sentir o sabor, existem várias combinações para não enjoar
  • Depois de fazer xixi, dê uma passada na cozinha e beba um copo de água

Todo esse papo me deu sede! Agora que você aprendeu o que a urina tem a ver com a sua hidratação, vamos dar uma força para os nossos amigos rins e vamos juntos tomar um copo de água?

SHOPPING NATUE

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.