Creme de leite caseiro

Aprenda a fazer um creme de leite caseiro

Sem lactose, glúten e conservantes. Essa versão de creme de leite é bem mais saudável do que a tradicional que encontramos nas prateleiras do supermercado, já que o creme de leite comum é totalmente industrializado, contém gorduras saturadas e conservantes.
Veja mais benefícios do creme de leite caseiro: rico em ômega 3, ferro e proteínas, contém boas fontes de antioxidantes que agem contra os radicais livres e pode ser consumido por veganos e intolerantes à lactose.

Ingredientes
2 colheres (sopa) de semente de linhaça dourada
1 xícara (chá) de castanha-de-caju crua (o ideal é a castanha-de caju sem sal e natural, sem ser torrada)
1/2 xícara (chá) de amêndoas cruas
2/3 de xícara (chá) de água filtrada (para o leite de linhaça)
1 xícara (chá) de água (receita salgada) ou água de coco (receita doce)

Modo de preparo
Deixe a linhaça de molho com duas colheres (sopa) de água por 6 horas e reserve. Também deixe a castanha-de-caju crua e as amêndoas de molho com água até cobrir tudo. Reserve. Bata a linhaça com o gel que se formar e 2/3 de xícara (chá) de água filtrada no liquidificador até obter o leite de linhaça. Peneire (use uma peneira bem grossa e vá forçando com uma colher para passar quase tudo, deve sobrar mínima coisa na peneira) e utilize o que passou pela peneira. Bata esse leite de linhaça com a castanha-de-caju e as amêndoas cruas (despreze a água do molho, juntamente com uma xícara de chá de água (receita salgada) ou água de coco (receita doce). Conserve na geladeira por até 4 dias.

O interessante é que essa receita pode ser prepara doce ou salgada. Caso queira doce, basta substituir a água mineral pela água de coco. Rendimento: cerca de 500 ml de creme de leite.

cozinheira


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