Crossfit: saiba como evitar lesões

Tire suas dúvidas sobre o Crossfit

Após um homem de 35 anos falecer na semana passada (29) ao terminar uma aula de Crossfit em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, surgiram diversas dúvidas sobre como essa prática pode interferir na saúde, tanto para o lado positivo quanto para o negativo.
O Crossfit é um método de treinamento de força e condicionamento físico inspirado no treinamento militar, que combina movimentos funcionais feitos em alta intensidade com levantamento de peso, exercícios aeróbios e até ginástica.

Uma pessoa sedentária pode começar a praticar Crossfit?

Essa é uma das principais dúvidas de quem pretende fazer Crossfit. Por ser um exercício que necessita de muito esforço, pode-se pensar que é necessário ter um condicionamento físico melhor que uma pessoa sedentária.
De acordo com o professor e preparador físico da Ziva, Felipe Kutianski, é um mito achar que somente atletas podem praticar Crossfit. “Como em qualquer outro tipo de modalidade que você escolha para iniciar os treinamentos, todas apresentarão um processo de treinabilidade de curto, médio e longo prazo. O importante é iniciar, respeitar seus limites e dar tempo ao tempo”, explica.

+ SAIBA COMO POTENCIALIZAR O TREINO DE CROSSFIT PELA ALIMENTAÇÃO

Crossfit tem contraindicação?

Felipe diz que não é a atividade que é contraindicada para determinado aluno, mas determinado aluno que é contraindicado para aquela atividade. “Antes de iniciar qualquer prática esportiva, procure sempre uma liberação médica, principalmente em atividades de grande impacto cardiorrespiratório”, completa.
O Crossfit tem diferentes graus de dificuldade e, por isso, é necessário procurar um profissional do esporte adequado para indicar qual o melhor treino a fazer. Portanto, o Crossfit pode ser praticado por todos os públicos, como obesos, jovens e sedentários.

Benefícios do crossfit para o corpo

O preparador físico conta que os resultados morfológicos, como aumento da massa muscular e a diminuição do percentual de gordura, são bem impactantes no início. Além disso, quando praticado corretamente e com a ajuda de um profissional, o Crossfit pode ajudar na melhora da capacidade cardiovascular e respiratória, flexibilidade, auxiliar na resistência muscular, redução do estresse e até promover o espírito em equipe.

+ CROSSFIT: FUNCIONALIDADE E ALTA INTENSIDADE EM UMA ÚNICA SESSÃO

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.