Crudivorismo: O que é e como fazer?

Crudivorismo: O que é e como fazer?

O que é Crudivorismo?

O crudivorismo, mais conhecido como “alimentação viva” é um tipo de dieta vegetariana, conhecida desde 1984, porém exercida pela minoria da população. Sem produtos de origem animal, o crudivorismo é caracterizado por um estilo de vida onde a alimentação é baseada em alimentos crus, frescos e integrais, sem nenhum tipo de cozimento superior a 40°C. Isso se deve ao fato de que quando os alimentos são cozidos, ocorre não só perdas nutricionais como enzimas extremamente importantes no nosso processo digestivo, são inativadas, ou seja, perdem suas funções.

Crudivorismo: o que comer?

A alimentação crua, mais conhecida por “RAW food” é composta por frutas e frutos secos, verduras, raízes, sementes ou grãos germinados, entre outros alimentos.

Para os crudívoros, os alimentos vivos são a chave para a saúde e a nutrição, e o processo de germinação dos grãos é um método de fornecer vida ao alimento, melhorar sua digestão e também aumentar o seu valor nutricional e fazer com que seus nutrientes sejam melhor absorvidos.

Atualmente também existem diversas receitas RAW para variar o cardápio e deixar a dieta crúdivora mais fácil de ser seguida. Além disso, agora podemos encontrar restaurantes adeptos ao crudivorismo, com preparações próprias para essa alimentação.

Germinação de grãos e sementes: como fazer?

  • Escolha a semente ou grão de sua preferência (lentilha é uma boa opção por ter um gosto mais suave do que os grãos e por germinar rapidamente);
  • Lave os grãos e coloque-os em um pote de vidro e adicione água filtrada até que fiquem submersos;
  • Tampe o pote com um pano fino e prensa com um elástico;
  • Deixe de molho por, no mínimo, 8 horas;
  • Com auxílio de uma peneira, escorra a água, lave os grãos novamente e ainda úmidos, retorne-os ao pote (faça esse processo por 5 vezes ao longo de dois dias, ou até o grão começar a brotar/ sair uma pontinha).

Benefícios da alimentação viva:

  • Melhora na digestão dos alimentos;
  • Controle do peso corporal;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhora na aparência da pele e dos cabelos.

Como começar uma dieta crudívora?

A transição entre um tipo de alimentação para outra é um processo que exige um tempo para adaptação. O crudivorismo é um estilo de vida que prioriza a saúde e por isso, o acompanhamento de um profissional é de extrema importância para evitar deficiências nutricionais.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.