Cuidados com a pele do recém-nascido

Cuidados com a pele do recém-nascido

Após o nascimento, a preocupação com os cuidados relacionados ao recém-nascido é muito grande. Dentre esses cuidados podemos citar, como um dos mais comuns, a amamentação. Porém, como parte do cuidado básico, não se deve esquecer que a pele do recém-nascido também exige atenção especial.

Como cuidar da pele do recém-nascido

A pele, nos três primeiros anos de vida é considerada um órgão imaturo, portanto ainda não tem a capacidade completa de manter a água e a temperatura corporal adequada. Logo após o nascimento, quando a pele do recém-nascido entra em contato com o ambiente externo sem outras proteções, ela pode rapidamente sofrer desidratação e ficar ainda mais propensa a irritações, vermelhidão e secura.

Estudos comprovam que a pele infantil é mais vulnerável do que a pele de um adulto, já que é de 20 a 30% mais fina, tem maior predisposição ao ressecamento, perde água e calor muito rapidamente e é possui mais tendência a alergias e irritações.

A pele do recém-nascido tem importante função de defesa contra elementos exteriores, como bactérias e também ajuda a controlar a temperatura corporal.

Confira os principais cuidados com a pele do recém-nascido:

  • O uso de cremes e pomadas hidratantes características e apropriadas à pele imatura e frágil do recém-nascido tem que se tornar parte da rotina de cuidados do bebê, pois contribuem para melhorar a defesa da pele contra elementos externos e também para manter a pele saudável e hidratada.
  • O banho deve ser em banheira com água morna, já que os recém-nascidos sofrem perda de calor, e com sabonete próprio para pele infantil.
  • Após o banho, a pele deve ser enxugada suavemente, sem esfregar a toalha, e, com a pele ainda úmida, recomenda-se passar um creme hidratante com massagens delicadas.
  • A área da fralda também precisa de atenção especial, sendo que a limpeza deve ser feita com água e algodão, lenço umedecidos ou loções próprias para essa finalidade. Depois de limpa e seca, pode-se aplicar uma pomada com objetivo de prevenir assaduras.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.