Cupuaçu: O que é, benefícios e dicas de consumo

Cupuaçu: O que é, benefícios e dicas de consumo

O que é o Cupuaçu:

O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma fruta tropical nativa da Amazônia, com aroma e sabor singular e agradável. Sua polpa possui grande versatilidade na cozinha, dando origem a deliciosos doces e bebidas nutritivas.

Ela é produzida principalmente no sudeste do Pará e noroeste do Maranhão, possui forma oval, com uma casca firme e coberta de “pelos”. A polpa fica armazenada, no interior do fruto, podendo ou não conter sementes.

Benefícios do Cupuaçu

A polpa de Cupuaçu é rica em vitaminas e minerais. Veja a seguir as funções de alguns nutrientes presentes na fruta.

  • Vitamina C: é um importante antioxidante que combate os radicais livres, auxiliando na manutenção celular. Além disso, participa da produção de colágeno pelo organismo, auxilia no processo de cicatrização, na absorção do ferro de fontes vegetais e na melhora do sistema imunológico.
  • Potássio: é um dos principais minerais do interior das nossas células. Sua ingestão em quantidades adequadas auxilia no processo de contração muscular, impulsos nervosos, e no controle da pressão arterial.
  • Fósforo: faz parte da estrutura da membrana celular, além de ser importante para a produção de energia e formação dos ossos.
  • Ferro: é um mineral importante para a produção de hemácias (glóbulos vermelhos) e para o transporte de oxigênio pelo corpo humano.

Cupulate

O cupuaçu pertence ao mesmo gênero que o cacau, possuindo características semelhantes a esse fruto, porém com cultivo mais barato. Assim, ao longo dos anos tem se demonstrado o potencial do uso das amêndoas de cupuaçu para a fabricação de chocolates.

As sementes do cupuaçu podem ser torradas e trituradas, dando origem a um produto semelhante ao cacau em pó.

Junto com a massa de cupuaçu (gordura do cupuaçu), obtida pela fermentação, secagem e moagem das sementes, pode-se produzir o “chocolate de cupuaçu” também conhecido como Cupulate, sendo um substituto do chocolate convencional feito com cacau.

Além de gostoso, o chocolate de cupuaçu é rico em:

  • Magnésio
  • Cálcio
  • Cobre
  • Zinco
  • Manganês
  • Gorduras boas

São nutrientes que auxiliam no bom funcionamento de enzimas antioxidantes, na manutenção das células e no controle de níveis saudáveis de colesterol.

O cupulate é encontrado nas versões ao leite, meio amargo e amargo. Mas, lembre-se, assim como o chocolate a base de cacau, quanto mais amargo o chocolate de cupuaçu for, mais benefícios ele trará a saúde.

Receitas com Cupuaçu

Além do consumo in natura e do cupulate, pode-se produzir outras delícias com o cupuaçu como licores, geleias, sorvetes, cupulate, sucos, bombom recheado e outros doces.

Confira algumas receitas que nós separamos para você poder fazer em casa.

Creme de Cupuaçu com chocolate:

Ingredientes

500g de polpa de cupuaçu;
3 xícaras de chá de leite;
2 colheres de sopa de amido de milho;
1/2 xícara de chá de cacau em pó;
Açúcar de demerara ou Adoçante culinário à gosto.

MODO DE PREPARO

1 Em um liquidificador bata a polpa com o leite;
2 Após coloque a mistura em uma panela junto com os outros ingredientes. Ligue o fogo médio e misture até ferver e engrossar;
3 Coloque em taças e leve à geladeira até esfriar;
4 Sirva-se.

Suco de Cupuaçu

Ingredientes

250g de polpa de cupuaçu;
300ml de água ou leite;
Stévia a gosto;
Gelo.

MODO DE PREPARO

1 Bata tudo no liquidificador e sirva-se.

Referências:

http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-590060

http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-557033

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1516-93322002000400009&script=sci_arttext&tlng=pt

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/182419/1/80c0ca4187e2-Cupuacu-03a.pdf

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.